Prefeitura intensifica obra de construção do CRAS Araçatiba

A entrega está prevista para acontecer no final deste mês

Segunda, 02 de Outubro de 2017.

A Prefeitura Municipal de São Sebastião do Passé segue trabalhando para qualificar o serviço de assistência à população sebastianense. Um passo importante para essas melhorias é a construção de uma das peças-chaves do serviço no município: o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Araçatiba, que está com obras em fase avançada e tem previsão inicial de entrega para o próximo dia 30 de outubro.

A obra está sendo realizada por meio dos recursos do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) e tem valor total de R$ 298.503, de acordo informações da Secretaria de Infraestrutura. A estrutura no novo CRAS vai contar com sala de atendimento familiar, sala multiuso para atividades, almoxarifado, banheiros masculino e feminino, copa, cozinha, sala administrativa e sala de coordenação.

ATIVIDADES

Segundo informações da coordenação do CRAS Araçatiba, entre os serviços oferecidos pelo Centro de Referência estão atendimento social individualizado, visitas domiciliares e institucionais, acompanhamento integral à família, elaboração de pareceres, laudos e relatórios sociais, além da execução dos grupos do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos). O encaminhamento para a rede socioassistencial e o acesso aos benefícios de transferência de renda, como o BPC e o Bolsa Família também são serviços oferecidos pelo CRAS. Há ainda a concessão de benefícios eventuais como auxílio-funeral e emissão de documentos – mediante avaliação social feita por técnicos, que podem ser assistente social ou psicólogo.

Na parte relacionada aos grupos do SCFV, o CRAS Araçatiba conta com uma equipe de técnicos de referência (assistente social e psicólogo), dois educadores sociais e dois facilitadores de oficinas para dança e capoeira. Existem grupos na sede que contemplam as diversas faixas etárias: crianças de 05 a 10 anos; adolescentes de 11 a 17 anos; jovens e mulheres de 18 a 29 anos; mulheres de 30 a 59 e idosos.

De forma lúdica e intergeracional, trabalha-se muito com as datas comemorativas, fazendo ações de empoderamento e diversão voltadas para o público que utiliza dos serviços do CRAS: mulheres, mães, idosos, pessoa com deficiência e crianças.

Texto: Diego Costa