Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Aulão prepara estudantes sebastianenses para Prova Brasil

Projeto da Prefeitura busca conscientizar os estudantes sobre a importância da avaliação

Educação
Segunda, 09 de Outubro de 2017.
Prefeitura Municipal


A Prefeitura Municipal de São Sebastião do Passé realizou entre os dias 02 e 06 e 09 de outubro, no anfiteatro da Praça do PEC, um aulão para conscientizar os alunos do 9º ano das escolas municipais sobre a importância da Prova Brasil, avaliação externa de diagnóstico que acontece em âmbito nacional e tem como foco avaliar a qualidade de ensino. Em 2017, a prova será realizada de 23 de outubro a 03 de novembro com questões de Matemática e Língua Portuguesa. Participaram das aulas cerca de 529 alunos da Rede Municipal.

Os aulões, além de mobilizar os estudantes e ressaltar a importância da prova, buscam a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município e a aprendizagem significativa dos alunos. O projeto foi elaborado pela gerente dos anos finais do Ensino Fundamental, Roseli Costa, coordenadores e professores. Para Roseli, o aulão traz maior interação entre os alunos das escolas da Rede Municipal visando facilitar o aprendizado. “A ideia de sair da sala de aula e trazer os alunos  para outro espaço é para que eles tivessem contato com outros alunos e professores de outras escolas, quebrando a formalidade e motivando os adolescentes para o aprendizado”, ressaltou ela.

Segundo o professor de Matemática, Fábio Lídio, o aulão foi importante para que os alunos saibam qual a importância da Prova Brasil. “A ideia é que durante a semana pudéssemos fazer com que eles compreendessem a importância de levar a sério a prova. Foi um momento muito legal e esperamos que até o dia 9 de outubro, data do encerramento, os alunos possam ter consciência de tudo que aprenderam”, enfatizou.

Para os alunos, o projeto foi de grande importância para o aprendizado, além da interação com os alunos de outras escolas, como ressaltou Stephane Silva, 14 anos, da Escola Lindaura Monteiro Câmara. “A aula foi muito boa, pois ajuda no desenvolvimento da gente. Em grupo, há maior concentração, e as dicas, com certeza, irão ajudar muito na hora da prova. Foi sensacional”, contou ela. “É um reforço na base escolar que temos todos os dias em sala de aula, e também um investimento para o futuro”, concluiu Ivan dos Reis, 14 anos, aluno da Escola Graciliano Ramos.

SOBRE A PROVA BRASIL –
A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Texto:
Nara Letícia 
Fotos: Gilson Santana e Thiala Rocha 


Voltar