Mostra encerra oficina de pintura em tela promovida pela Prefeitura

Evento serviu para apresentar os resultados do Programa de Formação em Arte

Segunda, 09 de Outubro de 2017.

Na última sexta-feira (06/10), a Prefeitura Municipal de São Sebastião do Passé realizou a I Exposição de Pintura em Tela do Programa de Formação em Arte (PROFART). A exposição reuniu cerca de 70 pessoas, entre alunos e familiares, que puderam conhecer o trabalho de cada aluno. Na oportunidade, os alunos que participaram da primeira fase do programa receberam o certificado de conclusão do curso de Pintura em Tela.

Segundo a artista plástica e também professora do PROFART, Helenci Cerqueira, envolver pessoas na arte é um processo difícil e ao mesmo tempo fácil. “Fácil porque muita gente tem dom artístico, e difícil porque nem sempre temos a possibilidade de aperfeiçoar e mostrar esse dom”, afirmou a professora. “A importância da oficina para a comunidade é você levantar a autoestima, mostrar que a pessoa tem capacidade de aperfeiçoar técnicas e habilidades. Desta forma os alunos criam mais segurança para executar e apresentar os trabalhos. Como a arte é algo intrínseco do ser humano, ele precisa sempre de um empurrãozinho. E essa foi a principal função da Prefeitura, dar essa oportunidade”, completou Helenci.

De acordo com Cátia Garcez, coordenadora do PROFART, a arte é aquilo que nos dignifica, é aquilo que nos torna especial. Não é só quem faz arte não, é qualquer pessoa que vê a arte, por exemplo, quando você vai ao museu e vê uma obra de arte e dá aquele suspiro. Naquele momento você transcendeu. Arte é se estar vivo, mas numa situação muito especial”, declarou ela.

Ronaldo Lira, 17 anos, é um dos alunos do PROFART. Ele diz que a arte é o mecanismo que usa para expressar suas ideias, pensamentos e a forma como responde às situações. “Nunca estive tão ligado à arte, nunca tinha feito uma pintura em tela. Antes eu sentia que não conseguiria fazer nada, mas quando iniciei a oficina descobri que posso muito mais do que imaginava e fui capaz de realizar”, destacou.

“A arte já faz parte de mim, porque desde quando me conheço por gente eu faço arte. Então, o programa me fez aperfeiçoar ainda mais meu conhecimento, principalmente minha força de vontade de continuar fazendo arte”, relatou Maiarana Araújo, 24 anos. A exposição ficará aberta ao público de segunda à sexta-feira, das 08h às 14h, na Casa da Cultura Maestro Manoel Gomes.

SOBRE O PROFART
– É um programa desenvolvido com o objetivo de levar para a comunidade, o acesso à arte. As aulas do programa foram iniciadas em maio/2017 e reuniu cerca de 30 alunos, entre 10 e 70 anos de idade.

Texto e Fotos:
Tamires Patriota