Prefeitura encaminha chegada de médicos residentes para São Sebastião do Passé

Avaliador do Ministério da Educação realizou visita às unidades de saúde do município

Quinta, 19 de Outubro de 2017.

No Dia do Médico (18/10), a Prefeitura deu um importante passo para melhorar o atendimento e requalificar a saúde de São Sebastião do Passé. O prefeito Dr. Breno Konrad e o secretário Marcelo Cerqueira receberam no município o avaliador institucional do Ministério da Educação (MEC), professor Fernando Fidélis, que realizou visita técnica às unidades de saúde sebastianenses. A vinda do profissional encaminhou a chegada de médicos residentes na cidade em 2018, em nova parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Iêda Maria Fonseca, membro do Núcleo de Residências em Saúde da Escola Estadual de Saúde Pública, também participou na visita como representante do Estado.

“Estamos aqui em São Sebastião do Passé para fazer essa visita de avaliação do MEC. O município solicitou a implantação da residência médica em Medicina de Família e Comunidade e, a partir do momento em que a avaliação é feita, a cidade se credencia a receber, a partir do próximo ano, dois médicos novos em sua rede, aumentando assim a cobertura do município em saúde da família”, destacou Fidélis.

O secretário de saúde Marcelo Cerqueira ressaltou que a visita técnica é mais uma importante etapa para a requalificação da saúde sebastianense. “Dentro no nosso planejamento para 2017, tínhamos a ideia inicial de ter residentes apenas na parte de saúde coletiva. No meio do caminho, surgiu essa possibilidade de pleitear a residência médica em nosso município, e assim fizemos. São Sebastião do Passé só tem a ganhar com a aproximação entre ensino e serviço”, finalizou.

O QUE É A RESIDÊNCIA MÉDICA?

Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o “padrão ouro” da especialização médica.

Texto: Diego Costa, com informações de portal.mec.gov.br