Plano Municipal de Saneamento Básico é discutido em reunião na Câmara

Encontro contou com representantes de diversas secretarias do município, SEDUR, SIHS e Embasa

Quarta, 25 de Outubro de 2017.

Nesta quarta-feira (25/10), a Prefeitura deu mais um importante passo para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. Representantes das Secretarias de Infraestrutura, Saúde, Assistência Social, Meio Ambiente e Esporte se reuniram na Câmara de Vereadores com técnicos da Embasa e das Secretarias de Desenvolvimento Urbano (SEDUR) e de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) do Governo do Estado para discutir os próximos passos do processo.

A formação dos grupos de trabalho – comitês executivo e de coordenação – foi um dos temas discutidos no encontro desta quarta. “Tivemos aqui uma reunião com o pessoal do Governo do Estado, que está nos apoiando nesse trabalho através de um convênio de cooperação técnica. O Plano de Saneamento será um instrumento de planejamento para os próximos 20 anos, que vai beneficiar toda população, nas áreas de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, lixo e drenagem”, explicou a assistente social Joice Moraes.

“A Embasa atua na área de abastecimento de água e está pleiteando atuar também na área de esgotamento sanitário a medida que for instalado no município. Nossa participação na elaboração do Plano consiste no fornecimento das informações necessárias e cooperação com os comitês”, concluiu o técnico da Embasa, Anselmo Moura.

A elaboração do PMSB é fruto da parceria entre a gestão municipal e o Governo do Estado. “Vamos dar todo apoio na parte técnica de elaboração dos produtos e o município, que é o titular do serviço, ficará responsável pelas correções e aprovação deles. Depois, o Plano será aprovado na Câmara Municipal em formato de lei para os próximos 20 anos”, declarou Engenheira Sanitarista da SIHS, Vanessa Brito. “A SEDUR tem a Diretoria de Resíduos Sólidos e Águas Pluviais Urbanas. Vamos estar aqui prestando todo apoio nesses dois componentes do saneamento básica”, completou a Engenheira Ambiental Raquel Souza.

Participaram da reunião desta quarta-feira o Secretário de Saúde Marcelo Cerqueira; a Assistente Social Joice Moraes; a secretária do Plano Municipal de Saneamento Básico, Jumara Lopes; a Engenheira Ambiental da SEDUR, Raquel Souza; a Diretora de Saneamento da SIHS, Carla Parracho; Engenheira Sanitarista da SIHS, Vanessa Brito; e os técnicos da Embasa Anselmo Moura e Aline Santana.

Texto:
Diego Costa