Literatura e arte incentivam o aprendizado dos alunos sebastianenses

Exposições e apresentações culturais marcam I Feira de Culturas da Escola Graciliano Ramos

Sexta, 27 de Outubro de 2017.

Nesta semana, mais uma ação de desenvolvimento e fortalecimento da Educação e Cultura foi realizada em São Sebastião do Passé. A Escola Municipal Graciliano Ramos promoveu, nos dias 25, 26 e 27 de outubro, a I Feira de Culturas, culminância do Projeto “Conhecendo a Região Nordeste através da Literatura”.

A abertura aconteceu no último dia (25/10) e contou com a presença do vice-prefeito Fábio Argolo, professores, pais e alunos. Houve apresentações de dança e da literatura de cordel, entre outras manifestações culturais. A Feira teve como objetivo privilegiar o desenvolvimento da leitura e escrita do aluno. Cada turma escolheu um autor nordestino e desenvolveu atividades com base na literatura escolhida. A exposição também abordou a história do autor e de sua cidade de origem.

Segundo o vice-prefeito, esse tipo de atividade é muito importante para o aprendizado dos alunos. “O trabalho feito pelos alunos e professores foi muito bonito. Acredito que esse tipo de projeto é importante para que alunos saibam sobre a cultura da sua terra e do Nordeste. Me emocionei muito com o que vi e com a história de cada escritor. Esse modelo de trabalho faz com que o aluno interaja e aprenda”, declarou ele.

A produção das danças, comidas e histórias foi realizada pelos estudantes de cada turma. O professor de Matemática Alessandro Cardoso conta como foi o envolvimento dos estudantes com o projeto. “Os alunos buscaram, pesquisaram, não só o autor, mas também os lugares. Eles se envolveram bastante no projeto, tanto na exposição quanto no de pintura na parede”, destacou.

Para a aluna Alexandra Araújo, de 13 anos, o projeto foi importante para conhecer melhor a Região Nordeste. “O projeto foi importante porque tivemos atividades novas, muito aprendizado e ficamos sabendo sobre vários estados. O que achei mais interessante foi fazer o artesanato”, completou ela.

APRENDIZADO E ARTE

Além da I Feira de Culturas, um projeto de pintura das paredes da escola foi desenvolvido junto com os alunos no Graciliano. Sob orientação dos professores de arte Jocimar das Virgens e Alessandro Cardoso e do diretor Evanildo Araújo, os estudantes pintaram as paredes da escola com o que eles aprenderam sobre cada disciplina em sala de aula.

Texto: Nara Letícia