Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Caminhada de conscientização encerra ações do Outubro Rosa em São Sebastião

Evento percorreu ruas da cidade alertando as mulheres sobre a prevenção do Câncer de Mama

Saúde
Segunda, 30 de Outubro de 2017.
Prefeitura Municipal


A Prefeitura realizou na última sexta-feira (27/10), em parceria com a Associação de Mulheres Unidas de São Sebastião, a Caminhada Outubro Rosa, com o objetivo de conscientizar a população sebastianense sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A caminhada percorreu as principais ruas da cidade alertando também sobre a importância do autoexame.

O evento contou com a presença do prefeito Dr. Breno Konrad, do vice-prefeito Fábio Argolo, autoridades, pessoas que venceram a doença e a população. Para Dr. Breno, a caminhada foi importante para alertar os sebastianenses sobre os cuidados com a saúde. “A Caminhada foi linda, todos juntos mobilizados nesta causa. É importante alertar as mulheres sobre a realização do autoexame, porque o quanto antes for descoberta a doença, aumentam as chances de cura”, destacou ele.

Para a professora Silvia Reis, que venceu a batalha contra a doença, o diagnóstico precoce é fundamental para a cura do câncer. “Estamos aqui, juntas, unidas contra o câncer de mama. Vamos nos atentar para o diagnóstico precoce, fazer os nossos exames regularmente, cuidar da nossa saúde. Vamos nos cuidar, nos amar e carregar no peito só coisas boas”, completou ela.

A caminhada motivou a todos que se uniram à causa, como dona Celsina, que era só alegria durante o percurso. “A caminhada foi ótima, todo mundo feliz na luta contra o câncer de mama. É uma coisa tão especial, que se todos soubessem estavam aqui”, completou.


SAIBA MAIS

O Câncer de Mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Depois do câncer de pele não melanoma, responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

Em grande parte dos casos, o câncer de mama quando detectado em fases iniciais há mais chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Para mulheres entre 50 e 69 anos, a indicação do Ministério da Saúde é que a mamografia de rastreamento seja realizada a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.


Texto: Nara Letícia, com Informações de www.brasil.gov.br/saúde
Fotos: Thiala Rocha 



Voltar