Prefeitura realiza mutirão para exame de PSA como parte do Novembro Azul

Os homens do município deixaram o preconceito de lado e aderiram à campanha

Sexta, 24 de Novembro de 2017.

Como parte da campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata, a Prefeitura realizou na última quinta-feira (23/11), na Policlínica Renílson Rehem de Souza, um mutirão para realização do exame de PSA.  Cerca de 500 homens compareceram à unidade para realizar o procedimento. Além da coleta de sangue para os pacientes que estavam com a guia, houve encaminhamentos para a realização nos laboratórios conveniados. Os exames serão realizados na segunda-feira (27/11).

O secretário de saúde, Marcelo Cerqueira, destaca as etapas necessárias para prevenção da doença. “Nas etapas do tratamento para o câncer de próstata a dosagem do PSA que é o antígeno prostático, juntamente com a avaliação com o urologista e a dilatação digital que é o exame do toque retal, são importantes para a prevenção da doença. Os homens estão deixando o preconceito de lado. Prova disso, é que com o mutirão cerca de 500 homens compareceram a policlínica para realizar o PSA”, contou o secretário.

Durante todo o dia foram disponibilizados técnicos para realizar o procedimento. Para o Sr. José Gregório, de 64 anos, morador da Palmeira, a ação foi de grande importância. “Foi muito bom participar dessa campanha. Tomara que tenha sempre. Se todos se conscientizassem disso, seria bom demais. Todo ano eu faço meus exames”, contou ele. Já Cirilo dos Santos, de 60 anos, morador da Jangada, parabenizou a Prefeitura pela realização do Mutirão. “Eu achei excelente a iniciativa desse Mutirão. Foi ótimo. Eu já iria procurar o Urologista, mas como soube da realização do exame eu vim logo fazer o PSA e depois eu vou ao médico para fazer o exame de toque”, declarou ele.

O prefeito Dr. Breno Konrad destaca que o Mutirão é uma ação importante para a prevenção da doença. “O Mutirão de PSA é de extrema importância. Os homens têm que deixar o preconceito de lado e se cuidar, pois a prevenção ainda é o melhor remédio. A grande adesão dos homens da nossa cidade demostra que eles estão mais cuidadosos com a saúde e que confiam no trabalho de nossa gestão”, ressaltou ele.

ORIENTAÇÃO

O médico Urologista Dr. Aíde Queiroz ressalta sobre a importância da prevenção.  “É importante o homem aprender que é melhor prevenir do que remediar. O exame de próstata é simples, o homem não tem que esperar pelos sintomas, até por que na maioria das vezes a doença não apresenta sintomas. É preciso fazer o exame a partir dos 45 anos de idade, perder esse tabu esse medo, por que o importante é que quando se descobre a doença no início, 90% dos casos são totalmente curáveis, então só tem como descobrir no início se a pessoa fizer o exame preventivamente sem estar sentindo nada”, orienta o médico.

Texto: Nara Letícia
Fotos: Gilson Santana