Prefeitura realiza curso para Árbitros e Técnicos de Futebol

Ação teve como objetivos capacitar os profissionais e fortalecer o esporte no município

Segunda, 04 de Dezembro de 2017.

A Prefeitura realizou em parceria com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia-SUDESB, nos dias 01 e 02 de dezembro, na Coomap, um curso voltado para árbitros e técnicos de futebol. Participaram da capacitação os profissionais que já atuam na área e iniciantes.  Estiveram presentes o vice-prefeito Fábio Argolo, o secretário de Esporte e Lazer, Jorge Alexandre Vásquez e funcionários da secretaria de Esporte. Ao final, todos os participantes receberam o certificado.

O curso teve como objetivo realizar a iniciação, reciclagem e aprimoramento de todos aqueles que pretendem ou já atuam na função. Participaram da capacitação cerca de 50 pessoas do município e de outras cidades como Alagoinhas, Candeias, Madre de Deus, Pojuca, Salvador e Boquim (SE).

Eduardo Mendes, Diretor de Esporte e Lazer, ressaltou a alegria com a realização do curso. “A gente fica muito contente com a realização desse curso. É de extrema importância qualificar, melhorar e fazer com que se renove o papel da arbitragem em nosso município, algo que vinha sendo esquecido. Sabemos que estamos realizando um papel importante na vida desse pessoal porque, com o curso, é mais uma profissão que ele tem e poderá trabalhar em outras regiões como técnico de futebol ou árbitro”, comentou.

O curso foi ministrado pelo Coordenador Técnico da Excelência Esportiva da SUDESB, Hildebrando Lembrança. Durante os dois dias foram realizadas aulas teóricas sobre regras de arbitragem e aulas teóricas e práticas para técnico de futebol. Para Lembrança, o curso em São Sebastião foi bastante proveitoso. “É uma satisfação nossa enquanto autarquia realizar esse trabalho. Esse curso é uma capacitação e, com certeza, todos saíram com um norteamento muito amplo sobre o papel de arbitragem e técnico de futebol. A pessoa já poderá atuar e desenvolver a atividade, e, para os que já trabalham na área, será um conhecimento a mais”, destacou.

Suemar Ribeiro, professor da escolinha de Futebol GFT, falou sobre a importância dessa iniciativa da Prefeitura em realizar o curso. “No meu ponto de vista, é uma coisa muito especial, porque nós nunca vimos isso aqui no município. É uma ação que vai beneficiar a todos nós, esportistas, que queremos dar o nosso melhor aqui dentro da cidade. Aqui na cidade não teve nenhuma gestão como essa, com disposição para colaborar no que for preciso para que possamos nos qualificar, e a gente fica muito feliz de estar participando”, declarou Ribeiro.

O vice-prefeito Fábio Argolo reforçou o trabalho que a gestão vem fazendo para qualificar e ampliar o conhecimento no esporte. “Esses dois cursos visam dar uma orientação melhor para os iniciantes e para quem já atua na área. Isso demonstra o compromisso do prefeito Dr. Breno e de toda equipe em realizar cursos que ampliem o conhecimento na área esportiva. Este é mais um fruto que estamos colhendo através da parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado e que irá fortalecer o esporte no nosso município”, concluiu ele.

Texto: Nara Letícia
Fotos: Thiala Rocha e Gilson Santana