Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Formação da Educação Infantil 2017 discute propostas da BNCC

Diálogo e troca de experiências marcaram o seminário de culminância das atividades do ano

Educação
Terça, 05 de Dezembro de 2017.
Prefeitura Municipal


Com o objetivo de discutir a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil, socializar as experiências bem sucedidas e avaliar o caminho trilhado ao longo do ano, profissionais da SEDUC e professores da Rede Municipal de Ensino participaram da Formação 2017 nesta segunda-feira (04/12). O evento, realizado no Centro Paroquial, contou com palestra, contação de histórias, apresentações de música e dança e rede de experiências entre as atividades.

“Essa atividade de hoje foi pensada especialmente para abordar a Educação Infantil e a BNCC, projeto do Ministério da Educação, para que possamos nos basear e trazer um novo tom ao currículo e à educação infantil do município. O nosso objetivo é refletir em conjunto sobre o que foi feito e em que pontos podemos melhorar para o próximo ano”, ressaltou a Diretora do Departamento Pedagógico, Sandra Santana.

O seminário serviu também como culminância do trabalho desenvolvido em 2017. A secretária de Educação do município, Maria José Silva, avaliou o caminho percorrido ao longo do ano. “As dificuldades foram muitas, mas conseguimos chegar ao final do ano oferecendo uma educação de qualidade aos nossos alunos”, resumiu.  

O momento chamado de “Rede de Experiências”, cujo objetivo foi promover diálogos e reflexões sobre ações realizadas em sala de aula na creche e na pré-escola, também compôs a grade de programação da Formação 2017. Gerente da Educação Infantil, Tereza Almeida comentou a proposta. “As mesas trabalharam com eixos temáticos, onde foram apresentados os olhares sobre as experiências pedagógicas ao longo do ano dentro das escolas. A mesa 1 abordou Corpo e Movimento; a mesa 2 trabalhou a Oralidade; a 3 abordou a Linguagem Matemática; e a mesa 4 a Linguagem Escrita”, explicou.  

Palestrante sobre a educação infantil na BNCC e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, a pedagoga Edilene Quidute destacou os efeitos práticos do seminário na rotina de trabalho dos professores envolvidos. “A Base Nacional vai nortear todo trabalho a partir de 2018. É importante que os profissionais conheçam a estrutura para que possam planejar o seu projeto curricular”, disse ela.  

 “A FTD Educação trabalha no Brasil todo, especialmente nos municípios. Nós desenvolvemos trabalhos de formação continuada para professores, palestras e cursos à distância. É uma satisfação muito grande participar desse momento em São Sebastião do Passé e poder contribuir com a formação dos professores aqui do município”, finalizou o consultor especialista para a área pública da FTD na Bahia, Sérgio Ricardo Gama.

Na parte da tarde, a ''Contação de Histórias na Educação Infantil'' foi abordada no momento de contação de histórias realizado pela professora e especialista em Estudo Linguístico Literário, Márcia de Cássia Mendes. 


ESCOLAS QUE COMPÕEM A EDUCAÇÃO INFANTIL

Cemeia, Sonho Feliz, Teodoro, Cemeija, Cecília Aurea, Augusta Menezes, Santa Marcelina, São Jorge, Josiane Santos, Escolas do Campo, Nossa Senhora, Nova Brasília, Orlando Spínola, Rozilda Cruz.


Texto:
Diego Costa
Fotos: Gilson Santana


Voltar