Prefeitura implanta projeto de avicultura no Assentamento Gangu

Agricultura familiar vem sendo fortalecida e se transforma em renda para a comunidade

Quinta, 14 de Dezembro de 2017.

A Prefeitura em parceria com o Governo do Estado através da Secretária de Desenvolvimento Rural (SDR), da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) e da Superintendência de agricultura Familiar (SUAF) também implantou no Assentamento Gangu o projeto de avicultura com aves de postura.

Esse projeto envolve além da criação de galinha, a bovinocultura que consiste na construção de piquetes para que os animais sejam criados neles para a produção de leite a pasto e a construção de casas de alvenaria. Segundo Subgerente da Unidade Técnica Estadual da CDA Vinicius Vidreira, o projeto consistiu na aquisição dos animais, de insumos e equipamentos para irrigação. “O projeto envolve a aquisição de animais, insumos que são adubos, fertilizantes e equipamentos para irrigação. Foram adquiridas galinhas e implantado um núcleo de avicultura de postura para as mulheres do assentamento que já começou a produzir ovos e já tem um destino certo para comercialização”, contou Vidreira.

Para Mariele Santos dos Santos, moradora do assentamento, a implantação do projeto da avicultura foi mais uma oportunidade de renda. “É muita dedicação, muito esforço, responsabilidade e com ajuda de todas conseguimos realizar o trabalho. O apoio do Governo do Estado, do Prefeito e do Secretário de Agricultura foi muito importante, por que trouxe o projeto e nos orientou, dando a oportunidade de termos mais uma fonte de renda, e com isso nós pretendemos crescer. O projeto chegou na hora exata e a gente abraçou. Pretendemos expandir a produção dos ovos para a venda no Comércio, na Merenda Escolar entre outros estabelecimentos”, declarou ela.

Segundo o secretário de Agricultura e meio Ambiente, Marcelo Paranhos, a intenção é que a produção dos ovos integre as políticas públicas do PAA e PENAE. “Esse Projeto que está acontecendo no Assentamento Gangu é fruto de uma parceria do Governo do Estado através da SDR, da SUAF e da CDA. A avicultura foi implantada com aves de postura, onde estão alojadas cerca de 300 galinhas que já iniciaram a postura e estes ovos serão comercializados integrando as políticas públicas através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PENAE), fortalecendo o desenvolvimento da agricultura familiar no município”, afirmou o secretário.

Além disso, dentro do projeto foram construídas casas através do Programa Nacional de Crédito Fundiário, as famílias que antes moravam em casa de pau a pique, hoje moram em casas de alvenaria muito bem estruturadas. A comunidade está aguardando só a entrega da estação de energia elétrica para que funcione a irrigação e retome o núcleo de horticultura que eles têm implantado.

Para o superintendente da Agricultura Familiar, Marcelo Matos, a parceria da prefeitura foi muito importante para a execução do projeto. “Foi à prefeitura que elaborou o projeto da criação de galinhas para a produção de ovos, então, essa grande parceria entre Prefeitura e Governo do Estado foi suficiente para que a gente pudesse aplicar os recurso e beneficiar a comunidade”, afirmou Matos.

Texto: Nara Letícia