Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Trabalho intenso marca primeiro ano da gestão Breno Konrad

Mesmo com o cenário econômico difícil, diversas ações foram realizadas na cidade

Governo
Quarta, 20 de Dezembro de 2017.
Prefeitura Municipal


O primeiro ano da gestão Breno Konrad em São Sebastião do Passé foi marcado por intenso trabalho por parte da Prefeitura. Mesmo com o cenário difícil, a equipe liderada pelo prefeito Dr. Breno Konrad “arregaçou as mangas” e deu início à reestruturação dos diversos serviços na cidade. Nesta dura missão de recolocar a cidade nos trilhos, a Prefeitura contou com o importante apoio do Governo do Estado.

Ciente de que ainda há muito por fazer, Dr. Breno acredita que, a partir de 2018, as coisas vão fluir de maneira mais tranquila. O ano de 2017 foi bastante atípico. Houve corte de verbas por parte do Governo Federal, queda de arrecadação dos municípios, crise econômica e política assolaram o país, mas ainda assim é bom destacar que os serviços públicos tiveram continuidade em São Sebastião do Passé. Estamos, por exemplo, requalificando a estrada da Araçatiba, demos início à reforma do nosso Hospital Albino Leitão e a Central de Abastecimento, e conseguimos a assinatura do convênio com Governo do Estado para reformar o nosso Estádio Municipal Antônio Pena. É apenas o primeiro ano e muitas coisas foram feitas e outras encaminhadas para iniciar 2018 em ritmo forte. Mesmo com todas as dificuldades, acredito que conseguimos fazer um bom trabalho nesse primeiro ano de gestão. A partir de 2018, se Deus quiser, o cenário será melhor e vamos colocar em prática algumas ações que planejamos para melhor atender a população sebastianense, declarou.

Outro fator determinante para o bom andamento da gestão em 2017 foi o trabalho realizado pelo vice-prefeito Fábio Argolo, que vem cumprindo a risca uma das promessas de campanha: ser um vice atuante. Argolo participou ativamente das ações realizadas ao longo do ano, como reuniões com associações de bairros, eventos promovidos pelas secretarias municipais e pelo Governo do Estado. Fico feliz com o trabalho feito por nossa gestão em 2017. O povo escolheu Dr. Breno e Fábio e essa união, com certeza, vai fazer São Sebastião avançar nos próximos três anos, comentou Fábio. 

A gestão também trabalhou ativamente para fortalecer a agricultura familiar e fazer do setor um parceiro e fornecedor. Atualmente, 30% do que é produzido na zona rural vai direto para a merenda escolar. Frutas, legumes, doces e bolachas caseiras são alguns dos produtos que alimentam os alunos da rede municipal. Além disso, a Prefeitura realizou cursos de capacitação e levou os produtores sebastianenses para exposição de produtos e certificação na Fenagro 2017, maior feira agropecuária do Norte/Nordeste. No ramo da geração de emprego, São Sebastião vive a expectativa pelo início das atividades de duas grandes empresas que se instalarão no Parque Industrial a partir de 2018: Cicopal e Solid. Aos poucos, nossa cidade vai recuperando o prestígio na Bahia e no Brasil. Tenho me reunido nos últimos meses com empresários e representantes de empresas, e todos sempre sinalizam o grande potencial que São Sebastião possui. A Solid e a Cicopal estão em fase final de obras e, em breve, vão gerar vagas de emprego diretas e indiretas para nossa população e movimentar a economia do nosso município, completou o prefeito.

CONFIRA A LISTA DE AÇÕES REALIZADAS PELA PREFEITURA EM 2017


|| SAÚDE ||


AMBULÂNCIAS SÃO ENTREGUES

Inicialmente para melhor atender a demanda, adquiriu duas ambulâncias para o Hospital Albino Leitão uma com recursos próprios e outra em parceria com o Governo do Estado. E entregou outra no distrito de Nazaré de Jacuípe, que agora conta com uma ambulância exclusiva para atender aos moradores.

QUADRO COMPLETO

A Policlínica Renilson Rehem voltou a funcionar e agora conta com ampla rede de atendimento gratuita nas especialidades de ultrassonografia, cardiologia, ortopedia, dermatologia, ginecologia, obstetrícia, cirurgia pediátrica, cirurgia geral, pediatria, medicina do trabalho, urologia, psiquiatria, psicologia, neurologia, oftalmologia, neuropediatria, fonoaudiologia, endocrinologia, otorrinolaringologia, angiologia, serviço social, fisioterapia, gastroenterologia e endoscopia, ECG, nutrição e cirurgia obstétrica.

CENTRO CIRÚRGIO REATIVADO

Outra ação muito importante para os sebastianenses foi a reativação do Centro Cirúrgico do Hospital Municipal Dr. Albino Leitão, que após um período fechado voltou a funcionar. Com isso, a Prefeitura promoveu mutirões de cirurgia infantil e em mulheres, resolvendo pequenos procedimentos.

MAIS AÇÕES NO HMAL

Como meio de garantir que as urgências e emergências sejam logo atendidas, adotou o procedimento de classificação de risco no HMAL, no qual, após passar por uma triagem, o paciente recebe uma indicação de urgência ou atendimento padrão por meio de pulseiras coloridas. Além disso, o Hospital passou a oferecer procedimentos de Raio X e ECG 24 horas. Já a cozinha do hospital passou por reforma para melhor atender aos pacientes. Outra ação na unidade, visando tornar o atendimento mais humanizado, foi a implantação dos Projetos “Sala de Espera”, onde o período de espera se transforma em momento de troca de experiências através de palestras, e a “Visita Musical”, que proporciona bem estar e alegria através da música aos pacientes internados na unidade.

CUIDADOS COM A VISÃO

Incentivando o combate ao Glaucoma realizou em duas etapas uma em julho e a outra em outubro/novembro um mutirão que promoveu a prevenção e o acompanhamento de casos da doença, que pode levar o paciente à cegueira irreversível. Foram realizados exames de pressão ocular e fundoscopia e a entrega do colírio para as pessoas com necessidade do tratamento.

PREVENÇÃO 

A Campanha “São Sebastião, Sangue Bom”, realizada em parceria com o Hemoba, mobilizou a população sebastianense, que deu uma verdadeira aula de solidariedade e amor ao próximo. Como forma de prevenção, a Prefeitura também realizou durante o ano, campanhas de vacinação contra a gripe, febre amarela e para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.

Os bichinhos de estimação também foram vacinados na campanha antirrábica. Além disso, agentes comunitários realizaram campanha de combate ao mosquito Aedes. Também foi realizado o Projeto “Pra Ficar Bem Na Selfie”, que trouxe para a população sebastianense atendimentos odontológicos gratuitos, palestras e encaminhamento para tratamentos. 

SAÚDE MAIS PERTO

Para facilitar o acesso ao serviço médico e como forma de prevenção está realizando o Projeto Saúde Mais Perto de Você. Até o momento, Água Preta, Massapê, Montevidinho, Araçatiba e Palmeira receberam equipes com serviços de consulta médica e enfermagem, palestra, orientação sobre higiene bucal, testes rápidos de hepatite B e C, HIV, sífilis, além de vacinação, planejamento familiar (pré-natal, acompanhamento da criança), distribuição de preservativos, realização de curativos e aferição de pressão.

MAIS AÇÕES

– Visando proporcionar um espaço mais confortável e espaçoso para os pacientes, a Prefeitura instalou o Posto de Saúde Péricles Rodrigues em novo local;
– Realizou a Caminhada de Conscientização do Outubro Rosa alertando as mulheres sobre a prevenção do Câncer de Mama e exames de mamografia na Clínica CardioImagem, através de convênio;
Entregou a nova Unidade Móvel de Saúde à população. O veículo está sendo utilizado para levar atendimento médico a localidades distantes como Palmeira, Massapê, Araçatiba, entre outras;
Como parte do Novembro Azul, realizou o mutirão de PSA na Policlínica Renílson Rehen para os homens do município;
Mais uma conquista na saúde foi o parecer favorável que o MEC deu à solicitação do município de credenciamento no Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade. A partir de 2018, as unidades de saúde sebastianenses vão receber médicos residentes, reforçando o atendimento na atenção básica e a assistência médica à população; 

|| 
EDUCAÇÃO E CULTURA ||


ESCOLAS MUNICIPAIS PASSAM POR REFORMAS

Após mapeamento e diagnóstico dos problemas encontrados nas escolas municipais, a Prefeitura iniciou a reforma das escolas Antônio Melquíades, no Papuçu e ACM, no distrito de Nazaré de Jacuípe.  Ao longo da gestão outras unidades também vão passar por melhorias.

MERENDA ESCOLAR DE QUALIDADE

Os alunos da rede municipal de ensino recebem uma merenda escolar feita no prédio do SEMAE, com acompanhamento de nutricionistas. A merenda servida vem em grande parte da produção da agricultura familiar do município.

TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO É AMPLIADO

Após reuniões realizadas com os estudantes, a Prefeitura ampliou o transporte universitário que agora atende a quase 180 alunos, nos turnos matutino e noturno. Para o ano que vem, devido a grande demanda, a ideia é ampliar ainda mais o programa.

FOLCLORE MOVIMENTA ESCOLAS

A tradicional festa do Folclore envolveu toda a Rede Municipal de Ensino com apresentações realizadas no palco na Praça Doze de Outubro. Além do evento na sede, também ocorreram festejos do Folclore em Lamarão, Nazaré de Jacuípe e na escola localizada no DNER.

OFICINAS E PROJETOS DA CULTURA

As oficinas da Casa da Cultura ofereceram aulas gratuitas de ballet, capoeira, dança popular, jazz, violão, teatro e artes plásticas, beneficiando cerca de 210 sebastianenses. Nesse mês de dezembro, uma mostra de resultados com espetáculos montados em cada oficina expôs todo trabalho realizado ao longo do ano.

PISO NOVO NA CASA DA CULTURA

Para atender melhor as aulas e artistas que se apresentam no local, a Prefeitura está realizou a troca do piso do espaço que estava estragado há muito tempo.

JORNADA PEDAGÓGICA

O ano letivo teve início com a Jornada Pedagógica, preparando os professores para as aulas.

DIÁLOGOS PELA EDUCAÇÃO 

A Prefeitura realizou no início de dezembro a Pré-conferência de Educação, que debateu monitoramento e avaliação do Plano Municipal. Com o objetivo de discutir a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil, socializar as experiências bem sucedidas e avaliar o caminho trilhado ao longo do ano, os profissionais da SEDUC e professores da Rede Municipal de Ensino também participaram da Formação da Educação Infantil agora em dezembro. 

|| ASSISTÊNCIA SOCIAL ||

CASAS POPULARES SÃO ENTREGUES

O sonho de possuir uma casa própria foi realizado para os moradores do Brejo Grande e da Quibaca, que foram beneficiados com 12 casas entregues pela Prefeitura, através do Programa PSH.

SECRETARIA ITINERANTE

Preocupada em levar serviços de Assistência Social direto à comunidade, a Prefeitura promoveu o Projeto Secretaria Itinerante, com atendimentos de bolsa família, advogado, assistente social e psicólogo nos distritos de Banco de Areia, Maracangalha, Nazaré de Jacuípe e ao bairro da Araçatiba, no condomínio Minha Casa Minha Vida.

CARAVANA DA JUSTIÇA SOCIAL E SAC MÓVEL

Em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura trouxe a Caravana da Justiça Social e o SAC Móvel para São Sebastião do Passé. Com quase 1.500 pessoas atendidas nas duas ações, à população pôde tirar RG, CPF, Certidão de nascimento e de casamento, carteira de trabalho, passe livre intermunicipal, entre outros documentos.

AULAS GRATUITAS DE INFORMÁTICA

Através do Núcleo de Formação Profissional, a Prefeitura ofereceu na Praça do PEC (IV Etapa da Urbis) aulas gratuitas de informática básica para adolescentes atendidos em programas socioassistenciais e realizou a certificação de 65 alunos que participaram do curso.

CRAS OFERECEM CURSOS GRATUITOS

Através dos grupos de convivência Mulheres Vitoriosas, Sementinha, Adolescer (Projovem), idosos, e grupo de culinária, os CRAS Alegre e Araçatiba atendem aproximadamente 400 pessoas gratuitamente. Um exemplo da ação é a oficina de capoeira realizada no distrito de Banco de Areia.

CONFERÊNCIA MUNICIPAL FORTALECE A ASSISTÊNCIA SOCIAL

Com o tema “Garantia dos direitos no fortalecimento do SUAS”, a IX Conferência municipal contou com expressiva participação popular na discussão das ações para o Sistema Único de Assistência Social e as ações para assistência à população sebastianense nos próximos anos.

CAMINHADAS CONSCIENTIZAM À POPULAÇÃO

A Prefeitura realizou a caminhada “Faça Bonito” para alertar sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes e a caminhada contra a erradicação do trabalho infantil. Nas duas oportunidades, crianças e jovens da rede municipal de ensino participaram e disseram não as violências e exploração.

IDOSOS PARTICIPAM DE ATIVIDADES

Através do Grupo Aconchego, 180 homens e mulheres da terceira idade participam toda semana de oficinas gratuitas de canto e dança, além de caminhadas como as realizadas no terno de reis e no carnaval.

CARAVANA DO TRABALHO

Em parceria com o Governo do Estado a Prefeitura realizou o mutirão da cidadania no distrito de Nazaré de Jacuípe com a emissão de documentos gratuita para a população.

ID JOVEM

Cerca de 455 jovens sebastianenses foram beneficiados com o recebimento do documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015.

CAPACITAÇÃO

Jovens com idade entre 15 e 29 anos receberam certificados da Escola Olodum em capacitação gratuita feita através da parceria entre a Prefeitura com a Escola Olodum e a Secretaria de Justiça Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), com oficinas de dança afro, tranças e turbantes.

CUIDADO COM OS IDOSOS

A Prefeitura, atendendo a determinação da Promotora de Justiça, transferiu para Salvador os idosos que sofriam maus tratos em casa de repouso no distrito de Nazaré de Jacuípe, de acordo com vídeo divulgado nas redes sociais.

OUTRAS AÇÕES REALIZADAS

Conselho tutelar com atendimento 24 horas;

Entrega de peixe da semana santa;

Roda de terapia comunitária do CREAS;

|| INFRAESTRUTURA ||

NOVAS RUAS PAVIMENTADAS

Sonhos antigos de moradores estão sendo realizados, como a pavimentação da Rua Caixa D’água, no bairro Agostinho Amaral, Caminho 4, na IV Etapa da Urbis (Atrás da Central de Abastecimento)

QUASE 1,5 KM DE MANILHAS COLOCADAS

Para resolver os problemas de alagamento em diversos pontos da cidade, a Prefeitura realizou serviços de troca ou instalação de manilhas nos bairros do Agostinho Amaral, Alegre de Baixo, Irmã Dulce, Jaime Menezes, Patrício Dórea, São Roque, Penão, além de distritos, como Banco de Areia e Maracangalha.

1.852 NOVAS LÂMPADAS COLOCADAS NA OPERAÇÃO BANHO DE LUZ

A cidade está mais iluminada com a troca de lâmpadas, reatores e a instalação de braços em novos postes realizados por toda cidade, como no Alegre, IV Etapa da Urbis, Patrício Dórea, Avenida Ernani de Oliveira Rocha, Penão e BR 110, além de distritos e localidades como Taquipe, Laranjeiras, Jacarandá, Brejo Grande e Maracangalha. O serviço é contínuo, mas, atenção: A Prefeitura precisa de você, ajudando a cuidar das novas lâmpadas instaladas, mantendo a cidade mais iluminada.

MAIS DE 4.500 METROS DE PAVIMENTAÇÃO E ASFALTO RECUPERADOS

Em um trabalho contínuo e que será realizado ao longo da gestão, a Prefeitura em apenas 10 meses, já requalificou 3.550 m2 de pavimentação e cerca de 1.000 m2 de asfalto em vias públicas de diversos pontos da cidade, entre eles: Minha Casa Minha Vida da Jangada, Agostinho Amaral, Patrício Dórea, São Roque, Urbis I, II, III e IV, Maracangalha, Nazaré de Jacuípe, Alto da Boa Vista e Avenida Ernani de Oliveira Rocha.

PROBLEMA ANTIGO RESOLVIDO!

O sofrimento de precisa andar pelo meio da BR acabou para os moradores do Patrício Dórea. A calçada que liga o bairro ao Penão, após anos de espera, foi finalmente recuperada, garantindo a segurança de quem passa pelo local.

OBRAS EM ESTRADAS VICINAIS FACILITAM O ACESSO ÀS LOCALIDADES

Mesmo com uma extensão territorial de mais de 536 km2, sendo destes mais de 300 km2 de estradas vicinais, a Prefeitura já começou a obra de requalificação de estradas como a que liga Nazaré de Jacuípe a Santo André, Laranjeiras, Rainha dos Anjos e Fazenda Saco.

EQUIPAMENTOS PÚBLICOS COMEÇAM A SER RECUPERADOS

Mesmo pegando uma cidade repleta de problemas, a Prefeitura também se preocupou em recuperar equipamentos públicos: a rodoviária da cidade foi reformada, além de estar em andamento a obra de recuperação e finalização da Quadra Mário Cruz (São Roque), conforme determinação do FNDE. A quadra não possuía travas para o telhado, além de falta de torneiras e adequação do piso que estava rachado e com problemas na pintura. Já os 38 pontos de ônibus do município foram todos requalificados e mais 02 novos foram construídos.

MUTIRÃO DE LIMPEZA DÁ CARA NOVA A CIDADE

Com mutirões de limpeza e capina realizados por toda a cidade periodicamente, a equipe de limpeza vem mantendo tudo limpinho e mais bonito. Até a Central de Abastecimento já participou do mutirão.

PREFEITURA LEVA ÁGUA A COMUNIDADE DO BREJO GRANDE

Um poço artesiano foi perfurado na localidade, levando água de qualidade a mais de 500 pessoas.

NOVAS OBRAS ESTÃO EM ANDAMENTO

A Prefeitura também está realizando três importantes obras na cidade neste final de 2017: requalificação da estrada da Araçatiba, reforma do Hospital Municipal Dr. Albino Leitão e da Central de Abastecimento Anísio Celso dos Santos. 

|| ESPORTE E LAZER ||

CATE OFERECE ATIVIDADES GRATUITAS

Como forma de estimular a prática esportiva, o CATE oferece aulas gratuitas de ginástica livre, ginástica da melhor idade, hidroginástica, karatê, judô, kickboxing, natação infantil e adulto, boxe, tae-kwon-do, futsal, boxe e capoeira, atendendo a xx pessoas. Além disso, o Projeto CATE na rua realiza aulas ao ar livre, como forma de incentivar novas pessoas a praticar atividades.

 FÓRUM DISCUTE RUMOS DO ESPORTE

De forma inovadora, a Prefeitura realizou o 1º Fórum do Esporte para discutir ideias e ações para a área. O evento contou com a participação de palestrantes renomados que falaram da importância do investimento no esporte: Olívia Santana, representando o Governo do Estado, Ney Campello ex Secretário da Copa do Mundo na Bahia, Eduardo Fontes, ex preparador físico de Vitória e Bahia e Léo Curvelo e Verônica Almeida, atletas paraolímpicos.

 EVENTOS PROMOVEM O ESPORTE

Durante o ano, a Prefeitura realizou importantes ações para estimular a prática esportiva. No mês de fevereiro, a Caminhada Corpo em Movimento levou 1.000 pessoas a saírem de casa bem cedinho para se exercitar. No dia do trabalhador, a Prefeitura realizou torneios de futebol, natação e corrida rústica, animando os sebastianenses. Já no dia 7 de setembro, foi realizada a Corrida da Independência com a participação de homens e mulheres.

FUTEBOL E FUTSAL ESTÃO DE VOLTA

As seleções sebastianenses de base estão de volta, com a implantação das categorias sub 13 na disputa da Copa Peguary e sub 15 que participou da Copa Metropolitana. Na cidade, foram promovidos os campeonatos de futebol masculino sub 20 e o campeonato feminino, envolvendo diversas equipes. Já no futsal foram realizados os campeonatos sub 10 e sub 13, com a participação de diversos garotos e o apoio da comunidade.

APOIO A ATLETAS

A jovem Luana, aluna do CATE disputou o mundial de judô na Irlanda, no mês de agosto, com o apoio da Prefeitura. Luana representou a nossa cidade e o nosso país e foi muito bem na competição. Realizou também em dezembro entrevista coletiva e desfile em carro aberto dos atletas do município Luana Maria Neves (karatê), Jonathan de Jesus Pereira (taekwondo) e Everton Lima (kickboxing) que foram campeões em competições de artes marciais dentro e fora do país.

PROJETO ESPORTE NA PRAÇA

O Projeto promoveu durante o ano atividades físicas ao ar livre na Praça 12 de Outubro, durante o dia a praça esteve fechada para que as pessoas pudessem jogar seu futebol, brincar de bicicleta e praticar atividades físicas.

CAPACITAÇÃO PARA ÁBITROS E TÉCNICOS DE FUTEBOL

O curso para árbitros e técnicos de futebol realizado em dezembro teve como objetivo capacitar os profissionais da área e fortalecer o esporte no município.

AULAS DE NATAÇÃO E HIDROGINÁSTICA

A Prefeitura está realizando aulas de hidroginástica e natação gratuitas no Ginásio de Esportes Octávio Brandão. 

MAIS ESPORTE

– Exame de troca de faixa para os alunos do Karatê no Centro de Atividades e Treinamento Esportivos (CATE). 

– Projeto CATE na Rua levou durante o ano atividades esportivas gratuitas para toda população nas praças do município.

|| AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE ||

Como o objetivo de fortalecer a agricultura familiar no município realizou a entrega de sementes aos produtores rurais de 13 localidades do município — Laranjeiras, Nazaré de Jacuípe, Riacho Claro, Sapucaia, Retiro, Palmeira da Água Boa, 3 de Abril, Palmeira, Rainha dos Anjos, Montevidinho, Jacaré, Bento e Majú. Cerca de 300 sebastianenses foram contemplados com a distribuição de 640 kg de sementes de milho e 300 kg de sementes de feijão.

A merenda que chega às escolas da rede municipal por meio do Setor Municipal de Alimentação Escolar (SEMAE)conta com a participação direta dos produtores rurais da própria cidade.

Iniciou a implantação de Sistema de Irrigação com alta tecnologia para a bovinocultura de leite no Assentamento Gangu. Ainda no Gangu foi implantado o Projeto de avicultura de Postura para as mulheres do Assentamento.

CAPACITAÇÃO

- Promoveu capacitação para agricultores familiares em parceria com o Sebrae com cursos sobre associativismo, cooperativismo e PNAE.

- Realizou curso de formação para agricultores familiares em parceria com o Governo do Estado, através do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia (SESCOOP), com o tema: Cooperativismo e Associativismo.

OUTRAS AÇÕES:

- Como forma de conscientização, realizou ações de conscientização no dia mundial da água e no dia do meio ambiente. Os eventos contaram com a participação de estudantes que entenderam a importância da preservação ambiental. Já no dia da árvore, foram plantadas mudas de palmeira e ipês roxo, branco e amarelo, no Minha Casa Minha Vida da Araçatiba.

- O Conselho Municipal de Meio Ambiente realizou a votação para presidência e vice-presidência do órgão. Renato Macedo foi eleito presidente e Maiane Conceição, a vice.

- Realizou a campanha de combate à poluição sonora para coibir abusos no limite de barulho.

- No mês de março, os concessionários da Central de Abastecimento foram recadastrados. A ação teve como objetivo conhecer e cadastrar os trabalhadores do local e, em parceria com eles, discutir propostas para a revitalização do espaço e as melhorias na estrutura que são necessárias.

|| GOVERNO, FAZENDA E CONTROLADORIA ||

 PARTICIPAÇÃO POPULAR

A Prefeitura realizou a Audiência Pública do Plano PluriAnual, um evento com grande participação da sociedade para definição em conjunto das ações que o poder público municipal deve realizar em todas as áreas nos próximos anos de gestão. No evento, foram estabelecidas várias metas que serão postas em prática pela Prefeitura.

Também foi realizado o Seminário de Gestão Pública, com avaliação e propostas para cada setor e a Audiência Pública de Prestação de contas.

 SERVIDOR PÚBLICO  

 Os servidores concursados tiveram importantes ganhos esse ano: 

Reajuste salarial de 8%; 
Aumento de mais de 100% do valor do ticket alimentação: de R$ 96,00 para R$ 200,00;
Equiparação dos salários dos agentes de endemias ao piso nacional; 
13º salário pago pela primeira vez aos agentes comunitários de saúde; 
Implantação do contracheque online;

SEGURANÇA PÚBLICA

Em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura conquistou três novas viaturas para auxiliar o trabalho das Polícias Civil e Militar: um veículo tipo Ranger e um Spin para a Polícia Civil e uma nova viatura para atuação da Polícia Militar no distrito de Nazaré de Jacuípe.

Além disso, a Prefeitura realizou a reforma do módulo policial de Maracangalha.

VALORIZAÇÃO DOS SEBASTIANENSES

Uma série de ações já foi realizada pela Prefeitura para valorizar o sebastianense:

Concurso do Dia da Mulher, premiando após votação popular 3 sebastianenses com um dia de rainha; 
Café da manhã comemorativo ao dia do gari; 
Entrega de certificados de dispensa militar; 
Apoio às sebastianenses que participaram do Concurso Miss Bahia; 
Apoio a eventos culturais como Exposição de carros antigos, Passé Rock e Tributo a Raul Seixas;

EVENTOS MOVIMENTAM A ECONOMIA

Com o resgate de eventos tradicionais, a Prefeitura movimentou e aqueceu o comércio local, gerando renda, alegria e cultura para os sebastianenses. Passé Folia, São João e São Pedro de Maracangalha foram alguns dos festejos realizados com mega estrutura.


INCLUSÃO SOCIAL

A Prefeitura, em parceria com o Governo da Bahia, realizou nos dias 12 e 13, no distrito de Nazaré de Jacuípe, a emissão de Carteira de Trabalho e RG gratuitamente para a população através da Caravana do Trabalho. Também em parceria com o Governo do Estado, uma reunião de orientação sobre as etapas do Programa de Regularização Fundiária da URBIS, que vai garantir a entrega de cerca de 650 escrituras de imóveis no bairro, foi promovida no Ginásio da cidade.

Texto: Diego Costa e Nara Letícia


Voltar