Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Mesmo em obras, HMAL segue atendendo a população normalmente

Classificação de Risco é a estratégia adotada para organizar a assistência aos pacientes na unidade

Saúde
Quinta, 01 de Fevereiro de 2018.
Prefeitura Municipal


O Hospital Municipal Dr. Albino Leitão (HMAL) está passando por obras de requalificação para melhor atender o povo sebastianense, mas a assistência à população segue acontecendo de maneira normal. Durante a quarta-feira (31/01), por exemplo, cerca de 180 pacientes foram atendidos na unidade. “O trabalho segue acontecendo normalmente. Nesta quarta-feira, realizamos aqui no Hospital três cesáreas, quatro vasectomias, uma curetagem, uma análise patológica de restos ovulares, uma análise patológica de suspeita de Hanseníase e três partos normais”, destacou o Dr. Marco Aurélio. 

A equipe médica da quarta-feira também contou com os médicos plantonistas Drº Bahia, Drª Iracy, Drº Alberico e Drº Francisco. Nesta quinta-feira (01/02), os atendimentos no Hospital Dr. Albino Leitão estão sendo realizados pelas Drs.ª Juliana Minka e Melina Borges. 


CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

O processo de organização do atendimento é identificada por cores, seguindo o Protocolo de Manchester. Marta Vieira, enfermeira da Sala de Triagem, comentou como funciona a Classificação de Risco no HMAL. “O paciente chega ao Hospital, faz a ficha que é encaminhada para mim. Eu faço a aferição da pressão, do açúcar – para quem é diabético –, da temperatura e do peso, quando é criança. A partir desses dados, definimos quem é a prioridade e quem deve ser atendido primeiro que o outro. Se nenhum dos dados aferidos estiver alterado, consideramos a idade e se tem doenças crônica”, explicou.  


Confira o significado das cores e o tempo de espera indicado:

Verde (pouco urgente) – Até 120 minutos de espera (duas horas)
Amarelo (urgente) – Até 60 minutos (uma hora)
Laranja (muito urgente) – Até 10 minutos
Vermelha (emergência) – Atendimento imediato | Casos como cortes, hemorragia, fratura exposta, entre outros.

Texto:
Diego Costa
Fotos: Gilson Santana


Voltar