Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Jornada Pedagógica (re)pensa o sistema de Ensino de São Sebastião do Passé

O evento serviu para discutir as interfaces do currículo escolar

Educação
Terça, 06 de Fevereiro de 2018.
Prefeitura Municipal


A Prefeitura realizou na noite dessa segunda-feira (05/02), a abertura da Jornada Pedagógica 2018. O evento, realizado na Quadra do Colégio Municipal Dr. João Paim, teve como tema “(Re)pensando a educação a partir das interfaces do currículo escolar”. O artista sebastianense Cleisson Santana abriu a programação com um show de voz e violão. Em seguida, a Companhia de Ballet da Casa da Cultura Maestro Manoel Gomes apresentou a adaptação da coreografia “O Lago dos Cisnes”. Participaram da solenidade secretários municipais, vereadores, gestores, coordenadores, professores, servidores, imprensa e a comunidade em geral.  

Após as apresentações culturais, houve a formação oficial da mesa: o prefeito Dr. Breno Konrad; a Secretária de Educação e Cultura, Márcia Regina Leal; o presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Joel Ribeiro; a presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social (CACS/FUNDEB), Sandra Cristina Amaral; a presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Maria da Conceição de Souza; representando os professores, a prof.ªFrancisca Jorge dos Santos; e o palestrante Prof. Dr. Geraldo Peçanha.

A Jornada Pedagógica marcou o início do ano letivo e levantou a discussão sobre como adequar o currículo escolar de acordo com a Nova Base Comum Curricular (BNCC), de forma a proporcionar uma aprendizagem mais igualitária e eficaz. Segundo Márcia Regina, Secretária de Educação e Cultura, o objetivo é fazer com que os profissionais de Educação saibam que o ano letivo está começando e discutam sobre o tema proposto. “O foco da Jornada Pedagógica é iniciar o ano letivo, é uma espécie de chamado à ação de que as aulas estão a começar e, de acordo ao tema proposto, os professores comecem a pensar o que será feito ao longo do ano letivo por inteiro. Eles vão se planejar, pensar, refletir, ressignificar o currículo e a prática deles diante do tema que lançamos. Inclusive, as ações devem estar dentro dessa realidade, dessa discussão”, destacou ela. 

Após o uso da palavra dos componentes da mesa e da apresentação da orquestra de violão da Casa da Cultura, houve o psicanalista e doutor em Letras e Literatura, Geraldo Peçanha de Almeida, iniciou a abordagem do tema “O trabalho como prática de felicidade” e fez uma análise do cenário educacional sebastianense. De acordo com o palestrante, a interface curricular proporciona ao município trabalhar 30% do currículo com a realidade local do aluno. “Com essa base nacional comum dos conteúdos, o Ministério da Educação deixou para que os municípios possam fazer a escolha de mais ou menos 30% dos conteúdos a serem ensinados nas escolas e 70% dos conteúdos (Português, Matemática, Ciências, História, Geografia e Artes) serão determinados pelo MEC. Havia uma cobrança dos municípios de que a realidade da Bahia é diferente da realidade da Amazônia, que é diferente da realidade do Rio Grande do Sul, então o Governo permitiu que cada município pudesse flexibilizar, ou seja, adaptar 30% desse currículo com a cultura e a realidade local do aluno”, comentou o psicanalista.

Para o prefeito Dr. Breno Konrad, foi uma satisfação iniciar Jornada 2018. Ele pediu a união de todos em prol de uma educação de qualidade. “É com muita satisfação que participo da segunda Jornada Pedagógica ao lado dos professores. Esse é um momento ímpar e agradeço a todos que compõem a rede municipal de ensino pelo empenho para superar as dificuldades. Temos consciência de que através da educação, as crianças e jovens da nossa cidade terão oportunidade de formarem-se como cidadãos capazes de contribuir de forma realmente participativa nas questões sociais do nosso país. Para isso, é necessário um esforço conjunto para enfrentar os desafios com o quais nos deparamos. Estou à disposição para que, juntos, possamos fazer uma educação melhor para o nosso município”, finalizou. 

Uma apresentação de Zumba marcou o encerramento do evento, que terá continuidade nos dias 06, 07 e 08 de fevereiro (terça a quinta), nas unidades escolares, com a elaboração do planejamento para o ano letivo. 

HOMENAGEM

A noite de abertura da Jornada Pedagógica 2018 também foi de muita emoção, gratidão e reconhecimento pelo esforço de anos. A professora Francisca Jorge dos Santos recebeu uma homenagem dos alunos Fabrício Santos e Rayelle Paiva pela sua aposentadoria.

Texto: Nara Letícia
Foto:Gilson Santana



Voltar