Exército Brasileiro realiza mapeamento em São Sebastião do Passé

Trabalho conta com um efetivo de 26 militares e deve durar cerca de 40 dias

Quarta, 03 de Maio de 2017.

Através de um convênio com o Governo do Estado da Bahia, por meio da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o Exército Brasileiro está realizando um mapeamento em São Sebastião do Passé. O trabalho, realizado desde 2012, visa a confecção de cartas topográficas e conta com um efetivo de 26 militares. “Foram retiradas imagens aéreas da região. Depois, essas imagens foram tratadas no computador e, a partir delas, feitos desenhos do mapa (vetorização). Nessa etapa de agora, nós nomeamos cada elemento, sinalizando se é uma rua asfaltada ou não, uma escola, um posto de saúde, e assim por diante”, explica o Engenheiro Cartógrafo do Exército, Lucas Lago de Lima.

Todo material colhido ficará disponível no geoportal do Exército para consulta. “Nosso objetivo é conscientizar a população sobre o trabalho que está sendo desenvolvido na cidade e pedir a colaboração no sentido de permitir a nossa entrada nas propriedades. Se o produtor rural, por exemplo, não permite o acesso dos militares em sua fazenda, ela não entrará no mapa. A maior perda é da própria pessoa”, acrescenta Lago.

O trabalho do Exército no município deve durar cerca de 40 dias, e as informações colhidas no mapeamento também serão utilizadas pelo Governo do Estado para a realização de futuras melhorias, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Sebastião do Passé.

Texto: Diego Costa
Foto: Tocoin Moedas & Medalhas/Divulgação