#FaçaBonito: Prefeitura promove Seminário Integrado na Câmara

Evento faz parte das ações de combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes

Quarta, 10 de Maio de 2017.

Na manhã desta quarta-feira (10), a Prefeitura de São Sebastião do Passé, através da Secretaria de Assistência Social, realizou na Câmara de Vereadores um Seminário Integrado referente à mobilização nacional #FaçaBonito, composta por diversas ações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes neste mês de maio.

O evento contou com a presença do prefeito Dr. Breno Konrad e do vice-prefeito Fábio Argolo, representantes de conselhos relacionados à temática e sociedade civil. O prefeito reforçou o compromisso da gestão de olhar com atenção para as crianças e adolescentes sebastianenses. “Nesse início do mês de maio realizamos muitas ações em prol das crianças do nosso município. Participamos do Mutirão de Cirurgias, no último sábado, e hoje, a Prefeitura realizou esse belíssimo evento de combate à violência contra as crianças e adolescentes. Nosso objetivo é fazer com que esse enfrentamento se estenda a todos os dias, durante todo ano, porque as crianças e adolescentes são o futuro do nosso país e todo tipo de abuso e exploração deve ser combatido de maneira efetiva”, avaliou.

A Promotora de Justiça Renata Tallarico ministrou a palestra “O abuso e a exploração de crianças e adolescentes e os desafios para a garantia de direitos” durante o evento. Ela destacou a importância da iniciativa para o município. “Esse seminário aconteceu em um momento bastante oportuno. É sempre muito importante que a Prefeitura, dentro de suas atribuições, possa promover políticas públicas para garantir os direitos do público infanto-juvenil”, comentou. “A gente espera que a sociedade se conscientize sobre sua participação nesta problemática, denunciando aos órgãos de proteção, caso saiba de algum caso de abuso ou exploração”, completou ela.

O secretário Marcus Alcino, por sua vez, citou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social nesse mês de mobilização  em prol das crianças e adolescentes em todo país. “A gente começou, desde o dia 2 de maio, fazendo palestras nos distritos, hoje tivemos essa palestra com a Promotora, e vamos encerrar com uma grande caminhada, onde esperamos contar com a participação de todos”, declarou.

Além do Seminário, a Prefeitura vai realizar a caminhada #FaçaBonito no dia 18 de maio, com saída às 8h30 na Praça da Prefeitura. Todas as atividades marcam o 16º ano de mobilização contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data (18/05) foi instituída pela Lei Federal 9.970/00 para demarcar a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em todo território brasileiro.

Texto: Diego Costa
Fotos: Thiala Rocha