Prefeitura promove série de ações na Semana da Luta Antimanicomial

Usuários do CAPS participaram de diversas atividades durante a semana

Quinta, 18 de Maio de 2017.

O dia 18 de maio marca, no Brasil, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Ao longo desta semana de reflexões sobre o tema, a Prefeitura de São Sebastião do Passé realizou uma série de ações especiais voltadas aos usuários do Centro de Atenção Psicossocial I Dr. Gustavo Pinheiro (CAPS) e seus familiares.

As atividades começaram na terça-feira (16/05). Na oportunidade, a equipe do CAPS preparou um momento bastante especial com a nutricionista da rede, Jamile Vitor, em que os usuários aprenderam sobre educação alimentar através de atividades lúdicas como pintura e preparação de receitas. A quarta-feira (17/05) no CAPS foi marcada por muita música, dança e diversão, além de momentos de autoconhecimento, descobertas e construções coletivas com psicóloga e banda. Neste dia, houve também uma palestra sobre os cuidados com a saúde bucal. Nesta quinta-feira (18/05), um seminário de conscientização da luta antimanicomial, com a exibição do filme “Nise – O Coração da Loucura”, foi realizado no anfiteatro da Praça do PEC. À tarde, os usuários da unidade foram vacinados contra a gripe.

Coordenadora da unidade, a psicóloga Jamilly Leal, destacou a importância de ações como essa no tratamento dos pacientes. “A intenção do CAPS com as atividades é desmistificar e mostrar uma realidade que nem todo mundo faz questão de conhecer. Falar sobre a saúde mental e fazer com que as pessoas pensem a respeito é muito importante na luta por respeito e direitos iguais”, disse ela.

A equipe do CAPS ainda pretende realizar um encontro com os familiares, para discutir a importância deles no tratamento, além de uma campanha de vacinação na própria unidade. “É muito importante conscientizar as pessoas sobre o respeito a esses pacientes. O que eles precisam, na realidade, é de amor e atenção da família, dos amigos e da sociedade em geral”, declarou o vice-prefeito Fábio Argolo, que participou do evento no anfiteatro.

SOBRE O DIA NACIONAL – A data foi instaurada em 1987, na cidade de Bauru, durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, deu visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial, adotando o lema “Por uma sociedade sem manicômios” e inaugurando uma nova trajetória da proposta de Reforma Psiquiátrica Brasileira.

Texto:
Diego Costa