Prefeitura lança projeto “Saúde Mais Perto de Você” em Água Preta

Após 5 anos sem assistência, moradores tiveram acesso a atendimentos médicos na própria comunidade

Quinta, 08 de Junho de 2017.

Seguindo o planejamento de melhorias na saúde, a Prefeitura Municipal de São Sebastião do Passé deu início a mais uma importante ação: o projeto “Saúde Mais Perto de Você”, que vai levar serviços de assistência médica às localidades mais distantes da sede. A primeira comunidade contemplada foi Água Preta, nessa quarta-feira (07/06).

Os moradores tiveram com atendimento de cerca de 10 profissionais da saúde. Foram oferecidos os serviços de consulta médica e enfermagem, palestra, orientação sobre higiene bucal, testes rápidos de hepatite B e C, HIV, sífilis, além de vacinação, planejamento familiar (pré-natal, acompanhamento da criança), distribuição de preservativos, realização de curativos e aferição de pressão.

O prefeito Dr. Breno Konrad falou sobre os avanços da saúde municipal. “Sabemos a importância de oferecer um serviço de qualidade à população que vive mais distante da sede, porque existe a dificuldade do deslocamento, pessoas com crianças pequenas, idosos. É como sempre digo: estou prefeito, mas nunca vou deixar de ser médico. Estamos dando essa atenção especial à saúde, com ampliação de especialidades no município e ida de médicos à zona rural e distritos, e continuaremos lutando por mais avanços”, destacou.

A mobilização da comunidade foi feita pelos agentes comunitários de saúde, que foram de casa em casa informado a população, sem assistência médica há mais de cinco anos.“Hoje, nós da comunidade ficamos surpresos e, ao mesmo tempo, muito felizes por esse projeto, porque era muita dificuldade de se deslocar para o Araçatiba e ser atendido, principalmente por falta de carro. Graças a Deus, a Prefeitura e o nosso prefeito estão olhando por nós, e eu só quero agradecer”, disse Raquel Carvalho.

A moradora Vanessa Santos também se mostrou feliz com a iniciativa da Prefeitura. “Esse projeto é muito importante, porque a gente realmente tem necessidade de atendimento na comunidade. Quando íamos para o posto do Araçatiba, as crianças ficavam ao relento, às vezes era difícil conseguir um carro, e agora tendo aqui mesmo fica bem melhor. Sem falar que não tínhamos atendimento há mais de cinco anos. Hoje, tive atendimento médico, dentista e tomei vacina. Foi muito bom não só pra mim, mas para toda a comunidade de Água Preta”, comemorou.

Fotos: Gilson Santana
Texto: Messias Anderson