Prefeitura promove Mutirão de combate ao Glaucoma

Ação realizada em parceria com o Governo do Estado atendeu cerca de 450 pessoas por dia

Terça, 18 de Julho de 2017.

A Prefeitura Municipal de São Sebastião do Passé, em parceria com o Governo do Estado, realizou entre os dias 14 e 17 de julho (sexta a segunda) o Mutirão de combate ao Glaucoma. O processo aconteceu na Policlínica Renilson Rehem, onde cerca de 450 pessoas foram atendidas diariamente. A ação visa a prevenção e o acompanhamento de casos da doença, que pode levar o paciente à cegueira irreversível.

O prefeito da cidade, Dr. Breno Konrad, esteve na Policlínica para acompanhar o andamento da ação. “A participação de São Sebastião do Passé em mais um Mutirão é a prova de que a saúde, principal bandeira da nossa gestão, tem sido levada a sério. Estamos entrando no sétimo mês de gestão, sabemos que temos muito a evoluir, e vamos continuar lutando para oferecer os melhores serviços ao nosso povo”, disse o prefeito.

O mutirão aconteceu basicamente em quatro etapas: os pacientes receberam fichas, passaram pela triagem e confirmação dos documentos; em seguida, houve a confirmação do cadastro, os exames de pressão ocular e fundoscopia; e a entrega do colírio para as pessoas com necessidade do tratamento. Jovi Borges, coordenador do Mutirão, fez um balanço da ação no município. “Todo processo, desde o levantamento do público-alvo ao atendimento, foi muito bem feito. O objetivo que nós traçamos de atender as pessoas com maior risco também foi atingido. Nosso foco agora é dar continuidade ao trabalho com os jovens da nossa cidade, por se tratar de uma doença hereditária e silenciosa”, ressaltou.

O mutirão de combate ao glaucoma fez a diferença na vida de muitos sebastianenses. Maria de Lourdes Silva, de 53 anos, moradora do bairro do Araçatiba, aprovou a iniciativa da Prefeitura. “Achei ótimo. Tem muitas pessoas que nem sabem que estão com a doença. Eu mesmo nunca tive a chance de fazer esse tipo de exame por falta de condições financeiras, e agora a Prefeitura está trazendo para nós. Maravilhoso. Nota 10”, disse ela.

Texto:
Diego Costa