6ª Conferência Municipal de Saúde discute fortalecimento do SUS

Evento teve como tema “Saúde Pública de Qualidade: cuidar do presente, olhando para o futuro”

Segunda, 31 de Julho de 2017.

Nesta sexta-feira (28), a Prefeitura Municipal de São Sebastião do Passé realizou a 6ª Conferência de Saúde. O evento teve tema “Saúde Pública de Qualidade: cuidar do presente, olhando para o futuro” e trouxe como palestrante o médico sanitarista e ex-secretário de saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla. Realizada no Centro Paroquial Monsenhor Luiz Ferreira de Brito, a 6ª Conferência fomentou a discussão de ações para o fortalecimento do SUS e os planos para a saúde sebastianense para os próximos anos.

O secretário de saúde de São Sebastião do Passé, Marcelo Cerqueira, explicou o papel do evento e seus benefícios para a continuidade do trabalho. “A principal proposta da Conferência é a reafirmação da saúde como direito e a participação da comunidade no SUS e na condução da saúde. Nós, como Governo Municipal, estamos empenhados em não encerrar essa participação com o conselho e com as conferências. Vamos estabelecer o canal de escuta qualificada da nossa população, sempre com transparência, e reforçar as diretrizes e metas do Plano Municipal de Saúde 2018-2021”, disse.

Membro da mesa, o prefeito Dr. Breno Konrad destacou a importância da 6ª Conferência para os rumos da saúde municipal. “É muito importante fortalecer a participação da sociedade no SUS e promover o diálogo com os sebastianenses em busca de melhorias. Contamos com a presença de Jorge Solla, que fez uma palestra muito boa e que nos deu a real dimensão do que é o SUS e seu papel na vida das pessoas. Vale ressaltar ainda que ao longo desses sete primeiros meses de gestão muitas ações já foram feitas por nós na saúde, com certeza, vamos fazer ainda mais”, declarou.

Palestrante do evento, Jorge Solla valorizou a iniciativa da Prefeitura. “É um momento de ouvir todos os atores da saúde. Profissionais, usuários, gestores e representantes das mais diversas esferas do município estiveram aqui nesse espaço democrático e participativo para discutirmos as principais demandas, os problemas e quais as questões que precisam ter uma prioridade. É fundamental inserir a população nesse contexto e ouvi-la, a fim de que a Prefeitura possa traçar metas e ajustar seu orçamento. Eu agradeço o convite feito pelo prefeito Breno e o secretário Marcelo, e quero dizer que o município está de parabéns e só tem a ganhar com essa conferência”, completou Solla.

Na parte da tarde, foram realizados trabalhos em grupos e votação de propostas. O vice-prefeito Fábio Argolo ressaltou os esforços feitos pela Prefeitura para reconstruir a saúde do município. “A saúde é uma área complexa e que exige de nós uma atenção redobrada. Essa conferência é um marco na história de nossa cidade, porque, pela primeira vez, acontece no primeiro ano de mandato, fora de períodos políticos, o que prova o nosso compromisso com o povo e com as melhorias no setor. Eu e Dr. Breno amamos e queremos cuidar de gente. A melhoria da saúde passa pela humanização do serviço”, finalizou ele.

Fotos:
Gilson Santana