Prefeitura promove capacitação para agricultores familiares de São Sebastião do Passé

Em parceria com o Sebrae, foram promovidos cursos sobre associativismo, cooperativismo e PNAE

Agricultura
Quinta, 10 de Agosto de 2017.

Na manhã desta quarta-feira (09/08), a Prefeitura Municipal de São Sebastião do Passé promoveu, em parceria com o Sebrae, cursos de capacitação para os agricultores familiares do município. Durante toda manhã, foram ministradas palestras sobre importantes temas ligados ao setor rural, como associativismo, cooperativismo e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O evento, cujo foco foi a capacitação para o trabalho coletivo, contou com a presença do prefeito da cidade, Dr. Breno Konrad, do vice-prefeito Fábio Argolo, secretários e outras autoridades municipais.

“O nosso desejo é fortalecer a agricultura familiar, ampliar a parceria entre a Prefeitura e esse grupo especial de trabalhadores, fomentando emprego e renda e melhorando qualidade de vida das pessoas. Dentro do nosso projeto estão também a valorização do agronegócio, a agroindústria e o fortalecimento de políticas sociais para alcançarmos o maior número de pessoas que dependem desse tipo de atividade para seu sustento”, comentou o prefeito Dr. Breno Konrad.

O anfiteatro lotado de produtores sebastianenses mostrou a força da parceria firmada desde o início da gestão entre Prefeitura e agricultores. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Augusto Paranhos, falou sobre essa união que tantos benefícios tem trazido à cidade. Esse evento visa incentivar os agricultores familiares do nosso município, tentando organizá-los em forma de associações e cooperativas, para que todos passem a ser contemplados como grupos formais nas chamadas públicas. Estamos empenhados com essa meta de desenvolver a zona rural do nosso município e estou muito feliz e satisfeito com a adesão por parte deles. Quero agradecê-los pela confiança em nosso trabalho. O nosso prefeito entende que o desenvolvimento econômico passa pelo fortalecimento da zona rural e vamos, por meio de iniciativas como essa, atingir esse objetivo”, declarou.

O analista técnico do Sebrae, Daniel Santana, destacou a importância da parceria com a Prefeitura para o desenvolvimento da agricultura do município. “Esse evento surgiu de uma inquietação do Sebrae de estar trabalhando mais com as pessoas do campo, porque nós entendemos que eles têm uma importância muito grande na economia local e nacional. Diante disso, estamos, ao lado da Prefeitura, incentivando o desenvolvimento deles. Ficamos muito felizes porque percebemos que a gestão tem essa mesma visão que a nossa, que é a de valorizar e desenvolver os pequenos agricultores. O Sebrae e a Prefeitura já possuem um planejamento a longo prazo, com uma série de atividades, para os agricultores de São Sebastião do Passé”, explicou.

George Maurício Arapiraca, consultor do Sebrae e um dos palestrantes do evento, valorizou a iniciativa da Prefeitura. “Quero agradecer à Prefeitura de São Sebastião do Passé pelo convite. É muito importante, nesse contexto da agricultura familiar, fortalecer o sentido do associativismo e a cultura da cooperação. O pequeno agricultor precisa ter em mente a importância de trabalhar em grupo para desenvolver a sua produção e minimizar os custos”, completou ele.

Texto: Diego Costa