Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Palestra sobre controle Biológico das Cigarrinhas é realizada para agricultores do município

A ação também incluiu visitas técnicas as fazendas da região

Agricultura
Sábado, 21 de Julho de 2018.
Prefeitura Municipal


A Prefeitura de são Sebastião em parceria com o Sindicato Rural de São Sebastião do Passé trouxe para o município a Engenheira Agrônoma Sônia Yakomoto (representante da empresa Koppert), especialista em controle biológico de cigarrinha das pastagens para orientar sobre as formas de controle da praga. Foram realizadas visitas técnicas as fazendas da região durante os dias 17, 18 e 19/07, para identificar os tipos e mostrar as formas de controle da cigarrinha respeitando o meio ambiente.

A especialista realizou visitas nas Fazendas Indiana, API e em outras propriedades rurais nas localidades de Laranjeira, Quibaca, Maracangalha que estão tendo esse problema. “Durante as visitas no campo foram vistas várias variedades de capim, vimos o ataque, identificamos a cigarrinha, foi feito o monitoramento para ensinar os produtores quando é o melhor momento para fazer o controle. Várias pessoas nos acompanharam durante estes três dias nas fazendas que se integraram para fazer o esforço do controle da praga aqui na região”, contou Sônia.

Depois das visitas foi realizada uma palestra na última quinta-feira (19/07), na Câmara de Vereadores, com as pessoas que não tiveram a oportunidade de acompanhar a visita técnica no campo. Estiveram presentes no ato o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Paranhos, a especialista Sônia Yakomoto, representantes das empresas Perene, Matsuda, UPL, Koppert, Rural, agrônomos, veterinários, técnicos agrícolas e produtores  rurais da região.

A praga prejudica a principal fonte de alimentação dos bovinos e bubalinos da região e com a ação os produtores rurais já estão orientados e sabendo qual a melhor forma de controlar a praga. A próxima etapa será verificar a possibilidade de adquirir os produtos para começar a aplicar nas pastagens. A especialista através da palestra mostrou as formas de realizar o controle da cigarrinha de forma mais eficaz e sem agredir o meio ambiente.

Para Marcelo Paranhos, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, a expectativa é que seja possível fazer o controle da cigarrinha de forma mais eficaz e que isso possa aumentar a produtividade de nossas pastagens e fortalecer a economia local. “Espero que com isso a gente consiga aumentar a produtividade de nossas pastagens, aumentar o ganho de peso dos nossos bovinos, aumentar a produção de leite nas propriedades e diminuir os custos da recuperação das pastagens que são utilizadas pelos pecuaristas para alimentar o seu rebanho. Uma vez que as pastagens têm a sua produtividade garantida os produtores irão ter sua produção e lucratividade garantida no processo aquecendo a economia local, gerando trabalho e renda para o município”, concluiu o secretário.

Texto: Nara Letícia
Fotos: Gilson Santana



Voltar