Agricultores sebastianenses entregam produtos comercializados através do PAA
Programa de Aquisição de Alimentos é uma ação realizada em parceria com o Governo do Estado
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), iniciativa do Governo do Estado, possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Como parte das ações do programa, técnicos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município e do Governo do Estado receberam os produtos comprados diretamente da agricultura familiar sebastianense nesta terça-feira (23/10). O prefeito Dr. Breno Konrad participou do ato com os agricultores do município, que trouxeram alimentos como aipim, cebolinha, batata doce, biscoito sequilhos, entre outros produtos. Na próxima etapa do processo, a produção adquirida pelo Governo do Estado será doada a entidades e pessoas carentes cadastradas pela Secretaria de Assistência Social, promovendo acesso à alimentação para sebastianenses que estão em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional.
"São Sebastião foi um dos municípios agraciados com essa ação do Governo do Estado, ao lado de outros cinco. Começamos ontem o processo de compra direta na mão dos agricultores do município e essa doação é feita aos CRAS, que atendem com os produtos as pessoas em vulnerabilidade social. Trabalhamos em parceria. É a Secretaria de Assistência Social que direciona para onde vão as doações feitas pelo Governo do Estado. É um programa novo e que, graças a Deus, tem ajudado muitas pessoas. Quero agradecer ao prefeito Dr. Breno e ao secretário Marcelo pelo importante suporte para que o programa viesse a acontecer no município", explicou a coordenadora do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) na Região Metropolitana, Marinês Santos.
A produtora familiar Sueli Salles destacou a alegria de participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). "Eu gosto muito de participar de programas sociais, e esse é mais um que nos dá a certeza de trazer os produtos, no meu caso os biscoitos sequilhos, e receber o dinheiro por nosso trabalho. É uma ação que permite que a gente mostre o nosso trabalho, nos proporciona renda e nos incentiva a continuar trabalhando", ressaltou Sueli.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Paranhos, destacou o trabalho da Prefeitura em benefício da Agricultura Familiar. "Esse é mais um programa ativo em nosso município. Já temos o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), temos agora o PAA, estamos montando uma cooperativa para auxiliar nesse processo fortalecimento da agricultura familiar, vamos colocar em ação o projeto das feiras itinerantes também. Sobre o PAA, nosso apoio enquanto Prefeitura é muito importante na parte de cadastro dos agricultores, fomento à produtividade e assistência técnica no momento produção. O Governo do Estado compra os produtos e doa para o município. A Secretaria de Assistência Social, por sua vez, é parceria da ação fazendo o papel de controle da doação e quem serão as pessoas beneficiadas. O destino final dos produtos são pessoas em vulnerabilidade alimentar", concluiu o secretário.
Texto: Diego Costa
Fotos: Gilson Santana
Voltar