Prefeitura e Exército Brasileiro realizam solenidade de Juramento à Bandeira
Cerca de 290 jovens sebastianenses receberam os Certificados de Dispensa de Incorporação
Cerca de 290 jovens sebastianenses participaram da Solenidade de Juramento à Bandeira e entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI), realizada pelo Exército Brasileiro com o apoio da Prefeitura, nesta sexta-feira (23/11). O ato cívico contou a presença do prefeito e presidente da 10ª Junta Militar, Dr. Breno Konrad, do vice-prefeito Fábio Argolo, do chefe do posto de recrutamento e mobilização de Salvador, tenente-coronel Rafael Silva, de outras autoridades municipais e militares e familiares.
O tenente-coronel Silva falou sobre a importância do ato para o futuro dos cidadãos sebastianenses que participaram da solenidade. “Esse compromisso traz o jovem à condição de assumir a plena cidadania. O jovem entra na cerimônia como cidadão de direito e sai daqui um cidadão de direito de fato. Ele recebe também uma série de benefícios ao portar o documento militar definitivo, como retirar a carteira de trabalho, obter o passaporte, ingressar em um cargo público ou eletivo, recebimento de prêmio de loteria, dentre outros. Na conclusão desta etapa, é muito importante fazer um juramento perante a bandeira do Brasil, onde o jovem assume o compromisso para com o país. Que esses jovens entendam sua importância na construção da sociedade e assumam seus deveres, buscando sempre ser um bom cidadão”, destacou.
O prefeito e presidente da 10ª Junta Militar, Dr. Breno Konrad, destacou o resgate do ato cívico, realizado por duas vezes na atual gestão. Ele também agradeceu à parceria do Exército Brasileiro. “Estamos realizando esse momento cívico e celebrando com esses jovens pelo segundo ano consecutivo. Todos nós temos o dever de defender o nosso país, e essa cerimônia é o momento onde eles alcançam maturidade e a responsabilidade de cidadão. Ano que vem faremos novamente, em 2020 mais um evento como esse, e estamos estudando a possibilidade viabilizar o sonho de termos um tiro de guerra em nosso município. Tudo isso só é possível graças à parceria com o Exército Brasileiro, na pessoa do tenente-coronel Rafael, a quem agradeço por todo suporte”, comentou o prefeito.
O vice-prefeito Fábio Argolo também ressaltou a alegria de participar da cerimônia. “É gratificante. Um ato muito importante que está sendo resgatado e valorizado por nossa gestão. Parabenizo a todos os envolvidos no evento e me sinto honrado de ver os nossos jovens celebrando esse momento”, avaliou.
Entre os participantes da solenidade, o sentimento era
de alegria e orgulho de ser brasileiro. O jovem Vitor Gomes, de 18 anos, falou
sobre a participação no ato de cidadania. “É um momento de extrema importância.
A partir do momento em que adquirimos nossa reservista, conseguiremos ingressar
em várias outras coisas em nosso país. É um dos documentos mais importantes
para o jovem brasileiro. Para mim, é um sentimento de orgulho poder participar
desse momento e me comprometer com a minha nação”, disse. “É um momento único
na vida de um jovem e que eu respeito muito. O compromisso com a bandeira do
Brasil é assumido quando a gente nasce, e que só aumenta. Estamos aqui para
fazer valer tudo isso”, completou Gabriel Teixeira, 18 anos.
Texto: Diego Costa
Fotos: Gilson Santana
Voltar