Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Mutirão de PSA realizado pela Prefeitura mobiliza os homens de São Sebastião do Passé

A ação faz parte do Novembro Azul, mês de prevenção e combate ao Câncer de Próstata

Saúde
Sexta, 30 de Novembro de 2018.
Prefeitura Municipal


“Estou achando muito boa a realização desse mutirão por que quando descobrimos a doença logo no início evitamos um problema maior no futuro. E ter o resultado na mesma hora, facilita ainda mais, é muito importante”, esse foi o sentimento de Valdemário Souza Batista, 45 anos que participou da ação.

O mutirão foi realizado na Policlínica Renílson Rehen, nesta quinta-feira (29/11), e contou com a participação dos profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica, Policlínica e Regulação que se integraram para garantir que todos os exames fossem realizados. Os testes rápidos também foram realizados na Unidade Móvel de Saúde que ficou localizada em frente a Policlínica.

Para o prefeito Dr. Breno Konrad, a adesão dos homens mostra que eles estão se preocupando com a saúde. “A prova que o homem está deixando o preconceito de lado e se cuidando está aqui hoje. Fiquei surpreso com a mobilização deles para participar do mutirão. Os homens estão tendo a consciência que a prevenção é o melhor caminho para evitar o Câncer de Próstata. Estão todos de parabéns”, parabenizou o prefeito.

O teste rápido do PSA é uma inovação no município, onde o resultado é emitido em até 10 minutos. Aproveitando a oportunidade também foram realizados os testes rápidos de: HIV, Sífilis, Hepatite B e C que são doenças sexualmente transmissíveis e os resultados dos exames giram em torno de 5 a 30 minutos. “É um ganho extremamente importante para a Saúde termos esse rastreamento através dos testes rápidos. O mutirão superou as nossas expectativas por que visto que tem o estigma de que os homens não procuram o serviço de saúde, hoje a gente viu que eles estão preocupados com a saúde e ficamos muito felizes com isso”, declarou Carina Cerqueira, assistente da Atenção Básica.

Durante o mutirão foram atendidos cerca de 1.000 homens. Os casos que tiveram alterações foram encaminhados para a equipe da regulação que estava presente no evento. Os pacientes já saíram agendados para exame laboratorial e confirmando os resultados serão solicitadas as consultas com os especialistas.

“Foi excelente a ideia do Prefeito em realizar o Mutirão por que facilita para nós, por que não precisamos ficar esperando pela marcação para realizar o exame. Achei ótimo o resultado ser entregue na hora por que se der alguma alteração já vamos nos cuidar. Já fiz meu exame e peguei o resultado, estou muito satisfeito”, disse Carlos Pereira Júnior, 54 anos.

Texto: Nara Letícia
Fotos: Gilson Santana 


Voltar