VII Conferência Municipal da Criança e do Adolescente discute proteção integral e diversidade
Evento realizado na Praça do PEC reuniu integrantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD)
Nesta quinta-feira (29/11), Prefeitura e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente realizaram a VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, cujo foco foi a mobilização dos integrantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), crianças, adolescentes e sociedade para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral nas políticas públicas. O evento, realizado no anfiteatro do PEC, discutiu, entre outros temas, diversidade e enfrentamento de violências.
A presidente do CMDCA, Valdeci Nascimento, destacou os principais objetivos da Conferência. "O nosso objetivo foi mobilizar todos os setores que fazem parte do Sistema de Garantia de Direitos para que possamos construir uma proteção integral de qualidade, interligando ações da saúde, educação, esporte a fim de combater todos os tipos de violência, considerando a diversidade e as diferenças de cultura e identidade de cada localidade. A participação das crianças e adolescentes é importante nesse momento para que eles digam, de fato, qual a política pública que eles querem e qual é o melhor caminho para eles", disse ela.
A palestra magna do evento foi ministrada pelo assistente social e especialista em gestão pública Ronaldo Rios. Ele falou sobre a importância do encontro para o Sistema de Garantia de Direitos. "Essa conferência trouxe um tema muito inquietante para o Sistema de Garantia de Direitos. O foco principal é fazer com que esse SGD funcione no município e supra as necessidades e problemas sociais enfrentados através de CRAS, Creas, dos Serviços de Convivência e demandas do Conselho Tutelar", comentou Rios.
No período da tarde, houve a formação dos eixos temáticos e a realização de trabalho em grupo, momento onde as propostas foram elaboradas e os delegados para a Conferência Territorial dos Direitos da Criança e do Adolescente foram eleitos. Ao todo, cinco eixos foram discutidos pelos participantes:
Eixo I: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social;
Eixo II: Prevenção e Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes;
Eixo III: Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes;
Eixo IV: Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes;
Eixo V: Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Crianças e Adolescentes;
O vice-prefeito Fábio Argolo também participou da Conferência e destacou o sentimento de participar das discussões em prol do futuro do município. "É uma grande honra participar de ações como essa. Tenho certeza que esse debate de ideias vai se transformar em ações efetivas e políticas públicas que assegurem os direitos e a valorização das crianças e adolescentes sebastianenses. Quero parabenizar a todos os organizadores do evento na pessoa da presidente do Conselho, Valdeci, e me colocar à disposição para contribuir nessa luta", finalizou Fábio.
Texto: Diego Costa
Fotos: Gilson Santana
Voltar