Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

“Fevereiro Verde” conscientiza juventude de Lamarão sobre DST’s e gravidez na adolescência

Ação de conscientização realizada pela USF Zaluar Sinalle contou com palestra, dinâmicas e brindes

Saúde
Quinta, 28 de Fevereiro de 2019.
Prefeitura Municipal


Nesta quinta-feira (28/02), a Prefeitura, através da Unidade de Saúde da Família Zaluar Ferreira Sinalle, promoveu o “Fevereiro Verde”, evento de conscientização sobre temas importantes como doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) e gravidez na adolescência, voltado para crianças e adolescentes do distrito. A ação contou com palestra, roda de conversa, dinâmica de grupo, café da manhã e sorteio de brindes.

Organizadora da ação, a enfermeira Joana Caroline explicou os objetivos da atividade no distrito. “O Fevereiro Verde é um marco para nós. Nosso objetivo é fazer uma conscientização sobre situações relacionadas à atividade sexual como gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis. Esse foi uma forma de mostrar para eles de uma maneira leve e divertida a importância dos cuidados, principalmente nesse período do Carnaval. Tivemos o apoio do NASF II e foi muito boa a participação das crianças e adolescentes. Quero agradecer ao prefeito Dr. Breno e ao secretário José Reginaldo pelo apoio, os vereadores Guila e Andrade também, os agentes comunitários de saúde pelo convite realizado no trabalho de casa em casa e toda minha equipe do Zaluar. Fiquei muito satisfeita e nossa proposta é sempre trazer temas relevantes mensalmente para dialogar e conscientizar a comunidade”, destacou Joana.  

A atividade contou com a parceria do NASF II. A fonoaudióloga Áurea dos Reis e a psicóloga Fernanda Garcez ministraram palestras e dialogaram com os jovens participantes do evento. “Nessa palestra aqui em Lamarão nós trouxemos informações referentes às DST’s e gravidez na adolescência, falamos também sobre iniciação sexual, prevenção e questões psicológicas. O nosso público-alvo foram adolescentes com idade até 20 anos. Os meninos e meninas gostaram e participaram ativamente”, comentou Áurea.  

Os adolescentes aprovaram a ação realizada no distrito. “Eu amei. A palestra serviu de alerta para nós. É sempre bom, principalmente agora, perto do Carnaval. Vou levar essas informações para minha vida”, disse Letícia Paixão, de 20 anos. “Eu achei muito importante para nós da comunidade, principalmente os mais jovens. Trouxe muitas informações e conhecimento sobre os problemas que a inconsequência nas atitudes pode trazer. Acredito que a galera aprendeu bastante”, completou Hilton Miranda, também de 20 anos.


Texto:
Diego Costa
Fotos: Gilson Santana



Voltar