Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Pré-conferência de Educação debate monitoramento e avaliação do Plano Municipal

Programação contou com palestras, discussão de eixos temáticos e plenária

Educação
Terça, 05 de Dezembro de 2017.
Prefeitura Municipal


A Prefeitura de São Sebastião do Passé realizou a Pré-Conferência Municipal de Educação nesta terça-feira (05/12). Com o tema “Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação (PME)”, o evento contou com as palestras Plano Nacional de Educação (PNE) x Plano Municipal de Educação (PME) pelo professor Luiz Valter de Lima e Gestão Participativa: como assegurar o envolvimento da comunidade pelo professor Joel Ribeiro da Silva. A discussão de eixos temáticos em salas e uma plenária no Colégio Estadual Luiz Eduardo Magalhães completaram a grade de programação.

A secretária de Educação do município, Maria José Silva, citou a importância da ação para o andamento dos trabalhos. “O Plano Municipal de Educação está em fase de monitoramento e avaliação, o que significa  dizer que está no final do processo de formatação. No dia de hoje, elaboramos os relatórios que servirão de subsídio para o documento final, que será encaminhado ao MEC e depois votado na Câmara Municipal. Esse plano vai nortear os passos da educação sebastianense para os próximos 10 anos e o planejamento estratégico que será feito ao longo dessa gestão”, explicou ela. 

A Pré-Conferência Municipal de Educação se constitui como etapa preparatória para a Conferência Municipal e para a Conferência Nacional de Educação (CONAE 2018) e tem como principal objetivo sensibilizar os gestores da educação e a comunidade sobre a importância do acompanhamento do cumprimento do Plano Municipal de Educação. 

O vice-prefeito Fábio Argolo compôs a mesa de abertura do evento e ressaltou a necessidade do diálogo para a construção de uma educação de qualidade. “Eu fico muito feliz de participar de uma pré-conferência como essa. Tenho certeza que todos os envolvidos, sobretudo os professores e professoras, sairão do evento com o pensamento organizado e com o futuro da educação de São Sebastião do Passé bem definido”, disse Fábio. 

Representante do Fórum Estadual de Educação e palestrante no evento, o professor Luiz Valter de Lima comentou que o debate é um fator fundamental para a consolidação dos sistemas que regem a educação. “Hoje, as coisas só funcionam de maneira articulada. O debate atual é com objetivo de construir o Sistema Nacional de Educação, o Sistema Estadual e o Sistema Municipal, e essa construção através do debate não só qualifica a discussão através da participação social e legitima a constituição desse sistema, como também faz com que os envolvidos tenham condição de entendê-lo. Quando dialogamos, todos nós aprendemos de alguma maneira”, concluiu.


EIXOS TEMÁTICOS  

Eixo I:
Universalização da Educação Infantil e Creche
Eixo II: Ensino Fundamental de 09 anos  
Eixo III: Educação Inclusiva
Eixo IV: Ciclo de Alfabetização do Ensino Fundamental   
Eixo V: Educação em Tempo Integral
Eixo VI: Educação Profissional na EJA  
Eixo VII: A qualidade da Educação Básica
Eixo VIII: Valorização dos Profissionais  
Eixo IX: Reformulação do Plano de Carreira 
Eixo X: Gestão Democrática da Educação   


Texto:
Diego Costa
Fotos: Gilson Santana



Voltar