Semana do Meio Ambiente é celebrada em evento de conscientização

Ação promovida pela Prefeitura incluiu palestras e exposição de empresas e instituições públicas

Agricultura
Quinta, 08 de Junho de 2017.

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na última segunda-feira (05/06), a Prefeitura de São Sebastião do Passé promoveu nessa quarta (07/06) e quinta-feira (08/06) um evento especial de conscientização da população sebastianense sobre os cuidados que devemos ter para preservação do nosso planeta. A ação aconteceu na Quadra de Esporte Mário Cruz, e reuniu na programação palestras e exposição contínua de empresas e instituições públicas.

Estudantes e professores de escolas da Rede Municipal de Ensino participaram do evento. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Augusto Paranhos, avaliou a importância da atividade para as crianças e adolescentes sebastianenses. “O principal objetivo dessa ação foi levar, sobretudo aos jovens do nosso município, a necessidade de conscientização em relação à preservação da fauna, da flora, dos recursos hídricos e nosso meio ambiente de maneira geral. Foi um evento bastante proveitoso, onde todos que passaram por aqui foram levados a refletir sobre a importância de cuidar do nosso planeta”, destacou.

A exposição contínua reuniu stands da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA), Secretaria Municipal de Saúde, COOPER CASSANGE, Associação dos Artesãos Unidos (AAUSSP), Recicla, Companhia de Polícia Ambiental da Bahia (COOPA) e Embasa. Foram ministradas palestras sobre a APA Rio Joanes/Ipitanga, com o Engenheiro Agrônomo e representante do INEMA Geneci Braz; o cultivo do eucalipto e suas implicações, com o Engenheiro Florestal Evandro Luis Mendes; desmatamento, com a Engenheira Ambiental Gracina Silva; e resíduos sólidos com a Engenheira Ambiental Dr. Andrea Brandão.

O professor do Colégio Dr. João Paim, Denisson Nascimento, valorizou a realização do evento. “É muito importante falar sobre os cuidados com o Meio Ambiente. Em nossas aulas, sempre abordamos esse tema para os alunos de maneira interdisplicinar, e dou os parabéns à Prefeitura pela iniciativa e por dar a devida importância ao assunto”, disse.

Os alunos que participaram da exposição e das palestras avaliaram positivamente a ação. “Eu acho muito importante, porque a gente está precisando cuidar mais do nosso planeta. Se a gente não cuidar, no futuro a gente pode ter consequências. Gostei muito”, disse a estudante Sthefane Batista (13 anos). “Foi muito importante estar aqui para aprender mais sobre a situação do mundo e como podemos fazer as coisas certas”, completou Sabrina Ribeiro (15 anos).

Fotos: Thiala Rocha
Texto: Diego Costa