Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Núcleo de Formação Profissional muda vida de jovens sebastianenses

Iniciativa da Prefeitura prepara alunos para adentrar no mercado de trabalho

Assistência Social
Quinta, 10 de Agosto de 2017.
Prefeitura Municipal


Andreia Santos Silva (30) e Robert dos Santos Mendes (15). Dois sebastianenses com histórias completamente diferentes, mas um sonho em comum: encontrar um emprego. E na busca por esse sonho, os jovens encontram o apoio da Prefeitura Municipal de São Sebastião do Passé, que através do Núcleo de Formação Profissional tem mudado a vida de Andreia, de Robert e muitos outros garotos e garotas de São Sebastião do Passé. O Núcleo, instalado na Praça do PEC, oferece aulas gratuitas de informática para adolescentes e jovens do município, além de orientá-los e prepará-los para adentrar no mercado de trabalho.

“Eu estou gostando muito das aulas de informática e do curso porque estão tirando muitos jovens do caminho da criminalidade. Com o desemprego, eu só ficava dentro de casa e agora eu tenho uma atividade. Espero que me ajude a entrar no mercado de trabalho em breve”, disse Robert, cheio de esperança.   

Valtencir Santos é professor do Núcleo de Formação e explicou como é feito o trabalho com a juventude sebastianense. “Aqui nós não frisamos apenas o conteúdo de informática, mas também ensinamos a eles como se postar e se apresentar em uma entrevista de primeiro emprego, em repartições públicas. A intenção do curso é dar toda condição para que eles saiam preparados para qualquer ambiente de trabalho depois daqui. Em resumo, fazemos a preparação de cada um para o mercado de trabalho”, disse. 

A aluna Andreia já conseguiu perceber os resultados do curso em sua vida. “Esse curso mudou muita coisa na minha vida Já tenho dois cursos, o básico e o avançado, e não sabia a metade do que sei hoje quando cheguei aqui. Já aprendi a fazer planilhas e tudo. Essa iniciativa é válida, e eu espero que continue com novas turmas e que outros jovens tenham essa oportunidade que estou tendo”, comentou ela. 

Segundo o professor, a idade inicial para participar do curso básico é 15 anos – faixa etária onde começa a preparação para a saída do Ensino Médio e a busca pelo primeiro emprego – e a duração das aulas é de cerca de 3 meses. “Não é feito nenhum tipo de teste com esses jovens para participação nas aulas. Eles são acolhidos com o grau de conhecimento que têm, formamos esses alunos em um curso básico e depois selecionamos para um curso mais avançado, de acordo com a capacidade de cada jovem. Uns para a área gráfica, outros para a área de manutenção e também os que possuem aptidão para estagiar ou trabalhar em escritórios e repartições públicas”, completou Valtencir. 

VISITA ILUSTRE

A aula da última quarta-feira contou com uma participação muito especial. O prefeito de São Sebastião do Passé, Dr. Breno Konrad, fez questão  de ir à sala de aula para acompanhar o andamento das atividades e levar uma palavra de motivação aos alunos. “Esses jovens são o futuro da nossa cidade e do nosso país. Somente através dos estudos eles poderão alcançar seus objetivos, e por meio do Núcleo vamos continuar ajudando esses meninos e meninas a conquistarem muitas vitórias em suas vidas”, concluiu o prefeito.


Texto: Diego Costa
Fotos: Gilson Santana


Voltar