I Fórum do Esporte discute desafios e oportunidades para o setor no município

Evento realizado pela Prefeitura na Coomap reuniu importantes nomes do cenário esportivo baiano

Esporte e Lazer
Sexta, 18 de Agosto de 2017.

A Prefeitura de São Sebastião do Passé realizou nessa quinta-feira (17/08), na sede da Coomap, o I Fórum de Esporte do município, evento de capacitação que envolveu gestores, entidades e profissionais ligados ao esporte e convidados em torno do debate sobre os desafios e oportunidades para o setor dentro do município. O prefeito da cidade, Dr. Breno Konrad, e o vice-prefeito Fábio Argolo participaram do evento e compuseram a mesa da solenidade, ao lado da secretaria estadual Olívia Santana, do secretário de esporte e lazer, Jorge Alexandre Vásquez, do assessor especial Marco Costa e do vereador Jai da Jangada – representante do presidente da Câmara, Magno Santos.

“O Fórum do Esporte é o início das mudanças necessárias para o esporte do município, que estava abandonado e deixado de lado. Ao trazermos essa primeira edição, nós estamos valorizando esse setor e abrindo as portas da cidade para o mundo esportivo”, explicou o assessor especial Marco Costa, responsável pela organização do evento.

O evento trouxe como palestrantes importantes nomes do cenário esportivo baiano: Olívia Santana, Secretária Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE); Eduardo Fontes, gestor de esporte e ex-preparador físico de Bahia e Vitória, dentre outros clubes; Ney Campello, superintendente de Políticas para a Educação Básica, da Secretaria Estadual da Educação; Verônica Almeida, nadadora paralímpica e medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos de Pequim (2008) e Léo Curvelo (Léo Olímpico), paratleta baiano de triathlon.

Grande parceira da gestão, a secretária estadual Olívia Santana valorizou a realização do evento e revelou a chegada de um importante projeto do esporte para São Sebastião do Passé. “Eu quero parabenizar o prefeito Breno e toda sua equipe pela realização do I Fórum do Esporte. Estamos em uma linha de investimentos no esporte de participação popular, acabamos de lançar o Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), que vai alcançar 78 municípios, e São Sebastião é um dos contemplados. Teremos um núcleo do PELC aqui. Esse programa já vem responder parte das demandas deste Fórum. Estamos aqui para ser parceiro da Prefeitura nesta e em outras políticas públicas também”, declarou a secretária.

O gestor de esporte Eduardo Fontes, um dos palestrantes do Fórum, também avaliou de maneira positiva a ação. “Essa é uma iniciativa digna de todos os elogios. Em um momento de profunda crise social, política e econômica, o prefeito do município ter a vontade de criar um debate para o esporte e daí tirar lições que possam ser empregadas na gestão pública é algo louvável. Muito obrigado à Prefeitura de São Sebastião do Passé pelo convite e que se colham os frutos desta ação”, disse ele.

BALANÇO POSITIVO

Ao longo de sete meses, muitas ações já foram realizadas no esporte sebastianense. O Fórum serviu para motivar ainda mais a gestão a melhorar os serviços oferecidos e sonhar com um futuro ainda mais promissor no setor. “Estamos muito felizes com a realização desse I Fórum do Esporte de São Sebastião do Passé, um evento democrático, motivador e que contou com a participação de diversas entidades ligadas ao esporte da nossa cidade. Quero agradecer a todos que estiveram presentes e dizer que fiquei muito emocionado de receber pessoas tão importantes como Verônica e Léo, que nos motivaram a lutar pelas melhorias no esporte do nosso município”, disse o prefeito Dr. Breno Konrad.

O secretário Jorge Alexandre Vásquez também reforçou o compromisso de seguir trabalhando pela reconstrução do esporte sebastianense. “O sentimento é de alegria, mas ao mesmo tempo de grande responsabilidade. Tivemos aqui grandes palestras, de pessoas que possuem vasto currículo e vivência no ramo esportivo. É um marco importante porque daqui para frente vamos fomentar inúmeras experiências no esporte e certamente, a longo prazo, colheremos os frutos dessa iniciativa. Esse é o nosso projeto e desafio à frente da secretaria e ao lado do nosso prefeito”, completou.

LIÇÕES DE VIDA

Quem esteve no Fórum do Esporte certamente se emocionou com as histórias dos paratletas Verônica Almeida e Leonardo Curvelo. Além de esportistas, ambos são a prova viva de que, com força de vontade, determinação e perseverança o ser humano pode transpor qualquer barreira.

‘Léolimpico’, que perdeu o braço esquerdo em um acidente de moto no ano de 2009, coleciona títulos no Paratriathlon. Através da sua história, ele busca motivar as pessoas a acreditarem nos seus sonhos e fazerem acontecer. “O esporte é uma ferramenta muito valorosa e importante para ajudar pessoas com deficiência, que às vezes tem vergonha de sair de casa por conta do preconceito. Eu espero que São Sebastião seja referência nesse assunto e que outras prefeituras se interessem também em copiar o modelo”, comentou.

Já a nadadora paralímpica Verônica Almeida aprendeu a superar desafios desde que descobriu que sofria da síndrome rara Ehler-Danlos. Ela também falou sobre a participação no Fórum do Esporte. “É um honra ter participado do Fórum de São Sebastião. Eu pude perceber que o prefeito e a Secretaria de Esporte tem uma visão definida sobre a importância do esporte na vida das pessoas. Esse tipo de evento faz com que as pessoas se motivem e vejo um potencial de crescimento na cidade”, disse ela. “A minha lição serve para que as pessoas se inspirem e acreditem que tudo é possível”, concluiu.

Texto: Diego Costa