Prefeitura participa de Projeto de Reabilitação Florestal promovido pela Embasa

São Sebastião do Passé e mais nove municípios baianos serão contemplados pela ação

Quinta, 25 de Janeiro de 2018.

Representantes da Prefeitura, Embasa, Ambientagro Engenharia e sociedade civil participaram na manhã da última quarta-feira (24/01), no anfiteatro da Praça do PEC, da reunião de apresentação do Projeto de Reabilitação Florestal de Áreas de Preservação Permanente dos Rios Joanes e Jacuípe. O primeiro encontro serviu como instrumento de mobilização e visão geral da ação, que contemplará São Sebastião e mais nove municípios baianos. A previsão é de cerca de 4 anos de execução, com a primeira etapa tendo duração de aproximadamente 6 meses.

O Secretário Marcelo Paranhos reforçou o compromisso da gestão municipal com a preservação ambiental. “A Prefeitura e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente têm total interesse que essa política pública aconteça. Nós sabemos que a água é um recurso escasso, e se não tomarmos providências agora, poderemos ter sérios problemas no futuro. Estamos dispostos a ajudar e acompanhar de perto esse projeto para garantir que tudo seja feito da melhor forma”, disse.

A Engenheira Sanitarista da Embasa, Ana Paula Meira, palestrante no evento, explicou os benefícios do projeto para o cidadão sebastianense. “Basicamente, é um projeto que visa dar partida a ações de conservação dos rios. Isso vai se reverter em água em maior quantidade e melhor qualidade para a população”, comentou.

SOBRE O PROJETO

O projeto foi elaborado com o propósito de proteger e reabilitar áreas de nascentes e cursos d’água dos rios Joanes e Jacuípe e seus respectivos afluentes, através da recuperação das suas Matas Ciliares (APPs), que possuem o papel de “protetoras” dos rios, riachos e nascentes. As APPs têm a função de manter a capacidade do escoamento e facilitando a infiltração da água no solo, o que permitirá a continuidade do abastecimento de água.

Inicialmente, serão selecionadas áreas de até quatro módulos fiscais para regularização do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR) – obrigatório, instituído pela Lei Federal 12.651 de 2012 – e, também, criada a Unidade Gestora do Projeto (UGP) que irá fazer a gestão compartilhada das ações do projeto para o planejamento eficaz, melhor operacionalização e envolvimento de atores públicos, privados e organizações sociais nas ações deste projeto.

Texto: Diego Costa