Jornada Pedagógica marca o início do ano letivo da Rede Municipal de Ensino

O objetivo deste ano é discutir a Educação a partir das interfaces do currículo escolar

Terça, 30 de Janeiro de 2018.

A Prefeitura irá realizar na próxima segunda-feira (05/02) a abertura da Jornada Pedagógica 2018. O evento acontece no Colégio Municipal Dr. João Paim, às 17h, e o público-alvo serão professores, diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e assistentes. As mudanças ocorridas na Educação em âmbito nacional fizeram com que as redes de ensino repensassem os seus currículos de forma a proporcionar uma aprendizagem eficaz. Nos dias 06, 07 e 08 de fevereiro, as atividades serão realizadas nas escolas.

A Jornada tem como objetivo proporcionar aos profissionais da Educação da Rede Municipal de Ensino o compartilhamento, a reflexão e debate sobre a revisão, elaboração curricular e interação deste com a aprendizagem nas diversas temáticas da Educação básica atrelada à trimestralidade.

Durante a jornada será (re)pensado o sistema de ensino do município e, em consonância com a Rede Estadual de Ensino, inserida a Trimestralidade como estratégia de maior aproveitamento dos conteúdos em relação ao tempo destinado às avaliações. A partir desta reflexão, pretende-se que os profissionais da educação desenvolvam ações que promovam o fortalecimento do processo educativo.

Durante os dias da Jornada pedagógica serão planejadas e discutidas ações para a Educação em São Sebastião do Passé, como:

- Planejar o trabalho do ano letivo de 2018, com foco nas interfaces curriculares: Trimestralidade, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Avaliação;

- Elaborar o planejamento, considerando a diversidade das modalidades de ensino, dos sujeitos do processo de ensino e aprendizagem,dos tempos pedagógicos e das especificidades dos turnos diurno e noturno;

- Estruturar e fortalecer a organização do trabalho pedagógico coletivo, considerando o Projeto Político Pedagógico (PPP), os Planejamentos Anuais e as Atividades Complementares (AC).

Texto:
Nara Letícia