Prefeitura realiza entrega de tablets para Agentes Comunitários de Saúde

O equipamento vai ajudar os agentes a desenvolver melhor as suas atividades

Segunda, 26 de Fevereiro de 2018.

A Prefeitura realizou na última sexta-feira (23/02), na Câmara de Vereadores, a entrega de tablets para os agentes comunitários de saúde, uma ação que visa dar mais agilidade ao trabalho e melhorar o nível da assistência básica no município. Cerca de 100 agentes foram contemplados com o aparelho e a partir do dia 1º de março eles já irão utilizar o equipamento. Estiveram presentes no ato o prefeito Dr. Breno Konrad, o vice-prefeito Fábio Argolo, representantes de entidades de saúde, servidores e outras autoridades municipais.

Segundo Josenilda Bispo, presidente da Associação dos Agentes de Saúde de São Sebastião do Passé -(ADASP), há muito tempo eles estavam esperando pelo equipamento. “Já havíamos feito esse pedido a gestão anterior, que não nos ajudou e não nos atendeu em nada. Graças a Deus que o atual prefeito Dr. Breno viu a necessidade de melhorar o trabalho, não só para os agentes de saúde, como para toda a comunidade e também para levantamento de dados e verbas para o município. Na medida em que os agentes enviam os dados corretamente, a gestão também ganha porque de acordo com a proporção de dados que chega ao Ministério da Saúde é que vem a verba para o município. Para nós o tablet é de extrema importância”, declarou.

O tablet atualmente é utilizado como ferramenta de trabalho por vários agentes comunitários dentro dos 5.570 municípios do país. A ferramenta foi instituída pelo município de São Sebastião do Passé para organizar o cadastro das famílias e como forma de estabelecer o perfil da população. São mapeados dados relacionados à faixa etária, nível de escolaridade, dentre outros.

O secretário José Reginaldo Silva explica a relação entre os dados colhidos com os tablets e o Ministério da Saúde. “Teremos uma facilidade de lançar os dados e a regulação vai ser feita diretamente pelo sistema. Só temos hoje 7 mil pessoas inscritas no Ministério da Saúde, isso representa para eles que somos um município pequeno e que não temos problema de saúde, que não é a realidade atual. Com esses dados que temos hoje nós somos vistos como uma cidade que não precisa de uma boa emergência, de um bom hospital  e nós vamos mudar esse censo com a utilização do tablet. Vamos aparecer para Brasília como um município grande e, com isso, aumentar o repasse de verbas. Esse é um passo importante para levar a nossa saúde para o melhor lugar possível”, finalizou.

O prefeito Dr. Breno destacou a importância da Atenção Básica para o bom andamento da rede municipal de saúde. “A atenção básica tem que estar bem equipada e funcionando para que a saúde em qualquer instância possa funcionar bem. Equipando e dando uma condição melhor para os Agentes Comunitários de Saúde temos a certeza de que a atenção básica vai funcionar com uma melhor qualidade. Os Agentes são uns verdadeiros heróis e precisam ter condições satisfatórias para que possam desenvolver um bom trabalho”, ressaltou o prefeito.

CAPACITAÇÃO

Antes da entrega, a Prefeitura realizou, na Secretaria de Saúde, um treinamento para o uso do tablet. Entre os dias 20 e 23 de fevereiro, os agentes comunitários de saúde aprenderam a manusear o aparelho e conheceram o aplicativo que eles irão utilizar para o cadastro das famílias.

A agente comunitária do bairro Jaime Menezes, Josete Bispo dos Santos, falou da importância do equipamento para o trabalho que eles desenvolvem. “A implantação do tablet para nós Agentes Comunitários de Saúde é de fundamental importância porque estamos na área, na casa do cidadão e pegamos as informações que eles vão dando na hora, lançando no sistema e já vai direto para a Secretaria. Antes era no modo das fichas, onde anotávamos os dados e depois íamos para outro setor para realizar o preenchimento e lançar no sistema. Hoje já lançamos diretamente da residência as informações necessárias. A partir do momento que estamos com o equipamento todas às necessidades da população irão ser lançadas de imediato e a Secretaria vai poder ter uma ação mais rápida para cada situação que for surgindo. O tablet veio para melhorar o nosso trabalho”, concluiu Josete.

O aplicativo que eles irão utilizar se chama Mais e através do portal que contém todas as informações do trabalho destes agentes o município consegue exportar toda a produção de visitas e cadastros, exigência do Ministério da Saúde. Através dos diversos relatórios e com o cruzamento de informações, a Secretaria de Saúde vai poder elaborar estratégias para trabalhar a atenção básica no município.

Texto: Nara Letícia