São Sebastião do Passé aumenta o número de beneficiários no Bolsa Família

A efetividade do cadastro das famílias possibilitou o aumento do repasse pelo Governo Federal

Quarta, 04 de Abril de 2018.

A Prefeitura aumentou o número de beneficiários do Programa Bolsa Família em 2018. Esse aumento se deu ao trabalho realizado pela Secretaria de Assistência Social que passou a garantir o cadastramento de novas famílias através da evolução no atendimento, sem a necessidade de agendamentos ou lista de espera e da busca ativa dos cadastrados.

Com o aumento do cadastro, o Governo Federal verificou a necessidade de aumentar o número do repasse para o município e com isso foi possível beneficiar 1.000 novas famílias através do Programa.

Devido à atualização de dados realizada pela equipe do Bolsa Família algumas famílias que não tinham o perfil exigido pelo Governo Federal tiveram automaticamente seu cadastro cancelado e foi possível inserir novas pessoas que atendiam aos critérios.  A fiscalização é feita diariamente através do trabalho realizado pela Assistente Social do Programa Bolsa Família, que através de visitas domiciliares identifica possíveis recebimentos irregulares.  O trabalho é feito em rede entre a Assistência Social, Educação e Saúde.

Diversos benefícios são ofertados aos beneficiários do Bolsa Família visando sempre o avanço social das famílias através de capacitações que estimulam o empreendedorismo e a independência financeira, através de cursos de informática, oficinas artesanais, curso de culinária, entre outros cursos que são ofertados.

IMPACTO NA ECONOMIA

O aumento das famílias beneficiárias traz um impacto positivo para economia do município. Atualmente cerca de R$ 980.000,00 reais são repassados mensalmente para o pagamento dos 6.398 beneficiários do Programa. Esses valores circulam no comércio local, em compras em supermercados, lojas e outros setores comerciais da cidade. Muitas pessoas hoje vivem com renda exclusiva do Programa Bolsa Família que atualmente é de grande importância para as famílias de baixa renda.

Texto: Nara Letícia