Prefeitura realiza reunião com Gestores Escolares

O encontro serviu para conversar de forma transparente sobre o orçamento público.

Segunda, 23 de Abril de 2018.

Com o objetivo de estreitar a relação com os gestores escolares e conversar de forma transparente sobre o orçamento público na área de Educação, foi realizada na manhã desta segunda-feira (23/04), na Casa da Cultura Maestro Manoel Gomes, uma reunião com diretores e vice-diretores das escolas da rede municipal. Estiveram presentes no encontro o Prefeito Dr. Breno Konrad, a Secretária de Educação e Cultura, Márcia Regina, a controladora Dêse Mendes, o secretário de Governo, Jorge Ivan Batista, a secretária da Fazenda Gestão Pública, Maria José, o secretario de Infraestrutura e Serviços Públicos, Francisco Sampaio, funcionários da SEDUC e Gestores escolares.

Segundo a secretaria de Educação e Cultura, Márcia Regina, é preciso manter sempre um diálogo para que todos saibam sobre o orçamento e estejam alinhados sobre o destino da educação do município. “É preciso manter sempre esse diálogo aberto, estreitar a relação com os gestores escolares, conversar de forma transparente sobre o orçamento público naquilo que diz respeito à valorização dos professores para que todos entendam qual é o contexto educacional que temos hoje em nível de orçamento, receita e despesa para que juntos possamos compreender essa realidade e saber como desenhar um futuro melhor para os educadores da nossa cidade e para todas as pessoas que recebem a prestação do serviço nas escolas”, declarou Márcia.

Durante a reunião a controladora apresentou o orçamento para que todos tivessem acesso ao contexto educacional do nosso município a níveis de receita e despesa e todas as dúvidas e questionamentos levantados foram respondidos. Raimara dos Reis, vice-diretora da Escola Graciliano Ramos, falou da importância do diálogo entre a gestão e os professores. “É importante que se mantenha sempre esse diálogo aberto para que os fatos sejam realmente evidenciados, e assim, a gestão juntamente com os professores, diretores e toda a secretaria possam tomar as melhores decisões para atender as expectativas, que é melhorar a qualidade de ensino e educação do nosso município”.

Para o prefeito Dr. Breno o encontro serviu para mostrar a realidade do município para os diretores e vice-diretores. “Foi preciso abrir a realidade financeira do município para que eles saibam como está sendo aplicado e gerido o orçamento, para que juntos possamos superar as dificuldades e construir uma educação de qualidade em São Sebastião do Passé”, conclui o prefeito.

PLANO DE CARGOS E REMUNERAÇÃO (PCR)

Durante a reunião também foi esclarecido sobre o que é o PCR que está sendo imposto pelo Ministério da Educação (MEC),  para igualar o plano de Cargos e Remuneração dos Professores no Brasil. Para isso, o município irá contar com um consultor do MEC que ajudará na elaboração do mapeamento da educação de São Sebastião do Passé, que depois de pronto será apresentado para os professores. Todo esse raio-x da rede será feito de forma democrática com a participação de todos segmentos.

Texto: Nara Letícia