Formação para Articuladores do Novo Mais Educação é realizada no município

O encontro teve como foco analisar a alfabetização visando a melhoria dos índices no IDEB

Quarta, 25 de Abril de 2018.

Formar os profissionais de educação e refletir sobre a prática alfabetizadora foi o objetivo da Prefeitura que realizou hoje (24/04), na Escola Luiz Viana Filho, durante todo o dia, a Formação dos articuladores e gestores das escolas municipais contempladas com o Programa Novo Mais Educação.

A formação foi realizada pela Secretaria de Educação e Cultura e teve como tema: Refletindo sobre o percurso de ser alfabetizador: Problematizar analisar e refletir a prática Alfabetizadora com vistas no PNME. A palestra foi realizada pela formadora Ana Angélica, que conduziu o encontro proporcionando aos participantes um momento de aprendizagem sobre a prática pedagógica e didática para fortalecer a alfabetização dos alunos nas disciplinas de português e matemática e, com isso, melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do município que é o foco principal do Programa.

Para Lucélia Mota, diretora da Escola Municipal Teodora Xavier de Souza, no Jacaré. O encontro foi muito bom e importante para os gestores escolares. “Essa formação está sendo crucial para os gestores por que a gente está organizando não só a parte pedagógica e didática como as questões de finanças. Por que o objetivo maior do Novo Mais Educação é justamente assegurar que o IDEB das escolas melhore e que a alfabetização seja feita na idade certa. O encontro está sendo muito bom por que está formando não só os articuladores, mas também os gestores com o objetivo de alfabetizar as crianças”, enfatizou Lucélia.

Ainda sobre a Formação, Glauber Felipe Natividade, articulador integrante do programa, falou sobre o trabalho em equipe.  “Precisamos do envolvimento de todos, no sentido de equipe para que o trabalho no Novo Mais Educação dê certo em conjunto com as propostas pedagógicas das escolas”, concluiu ele.

O Novo Mais Educação além das disciplinas de Português e Matemática é composto de cinco oficinas, sendo duas de acompanhamento pedagógico e três de atividades artísticas e esportivas.

FORMAÇÃO DO PNAIC

Além da Formação do Novo Mais Educação, no dia 23/04 foi dado início a formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), no Colégio Municipal Dr. João Paim, que vai até a sexta-feira (27/04), para professores e coordenadores da Educação Infantil e do ciclo de Alfabetização da rede municipal de Ensino.

Texto: Nara Letícia