Prefeitura entrega primeiras escrituras aos moradores das Urbis

Após mais de 40 anos de espera, 52 sebastianenses receberam os títulos de posse de suas residências

Ações Especiais
Quarta, 25 de Abril de 2018.

A espera acabou. Depois de mais de 40 anos de um sonho que parecia distante de ser alcançado, 52 sebastianenses que moram na I, II, III e IV Etapa da Urbis puderam sorrir, bater no peito e dizer “sou dono da minha residência”. A Prefeitura realizou, na tarde dessa terça-feira (24/04), a entrega das primeiras escrituras das casas. A ação, em parceria com o Governo do Estado, aconteceu na sede da Coomap e contou com a forte presença da população sebastianense. O prefeito Dr. Breno Konrad, a Secretária de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico Sintia Ferreira;

o subgerente de comercialização de áreas da Urbis, Mário Souto; o assessor da SJCDH, Rodrigo Cantalino, participaram do ato.O prefeito Dr. Breno avaliou o sucesso de uma iniciativa em parceria com o Governo do Estado. “Hoje estamos realizando o sonho de muita gente. Muitas dessas pessoas já residem nesses imóveis há mais de 40 anos e hoje, depois de tanto tempo, estão recebendo da nossa gestão e através da parceria com o Governo do Estado, com o ex-secretário Carlos Martins e com o Governador Rui Costa as escrituras de suas casas. Os depoimentos e demonstrações de gratidão nos emocionam. Entregamos 52 e esperamos entregar 600 títulos das Urbis para as famílias sebastianenses”, ressaltou.

A Secretária de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico, Sintia Ferreira, avaliou a importância da ação para o povo sebastianense. “É um prazer enorme e uma alegria para a gestão do prefeito Dr. Breno, que tem um compromisso com a população de São Sebastião, entregar esse documento tão importante para cada morador das Urbis I, II, III e IV. É um marco histórico para nossa cidade e eu só tenho a agradecer a toda equipe técnica que realizou esse trabalho”, disse ela.

O subgerente de comercialização de áreas da Urbis, Mário Souto, explicou os benefícios que a escritura trará à vida de cada morador. “Esse trabalho de regularização dos títulos de propriedade das pessoas é muito importante, porque regulariza a situação da pessoa ter a posse do imóvel, do bem, e não poder dispor. Com essa escritura, ela pode ir ao cartório, registrar, e poder a partir daí pegar um financiamento para uma melhoria habitacional junto à Caixa, pode vender o imóvel. É um benefício muito grande trazido pela Urbis nessa forte parceria com a Prefeitura”, pontuou Souto.

O ex-secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia, Carlos Martins, falou sobre sua contribuição ao processo. “Como cidadão do nosso Estado, que participou do processo durante muito tempo, eu fico muito contente de ver a equipe entregando hoje as primeiras escrituras aos moradores de São Sebastião do Passé. É uma luta de mais de 40 anos. Fico feliz em participar, ajudar no processo e ver a alegria das pessoas em poder dizer que o imóvel agora é dela”, comentou Martins.

ALEGRIA E GRATIDÃO

Entre os moradores que receberam suas escrituras nessa terça-feira (24/04), o sentimento era de alegria e gratidão pela realização de um sonho.  É o caso do Sr. Otávio da Rocha. “Cafuringa”, como é conhecido popularmente na I Etapa da Urbis, distribuía sorrisos com a escritura em mãos. “Hoje eu sou dono da casa. Nunca tive um título desses, foram quase 40 anos esperando. Hoje meu sonho virou realidade”, festejou.

Bastante emocionada, dona Cleonice Pinheiro também comemorou o recebimento da escritura. “É uma emoção diferente. Nunca imaginei que esse dia ia chegar, já tinha descartado essa possibilidade da minha mente. Não tinha condições de correr atrás por questões financeiras e por problemas de saúde do meu marido. Estou muito feliz e agradeço a Deus e ao prefeito. Que Jesus continue abençoando e dando força a ele para que faça mais e mais pelo povo carente de São Sebastião do Passé”, completou.

REGISTRO DA ESCRITURA

Marco Fontes, representante do Cartório Municipal, também participou do evento e levou às pessoas presentes informações importantes sobre o processo de registro do documento. Com a escritura em mãos, é necessário agora que o morador registre, gere uma matrícula e tenha direito aos benefícios citados como financiamento, compra e venda tenham validade. É só procurar o Cartório Municipal e regularizar a situação.

CONTINUIDADE DO CADASTRO

De acordo com a Secretária de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico Sintia Ferreira, o processo de entrega dos documentos para solicitar a escritura ficará aberto para que o máximo de moradores das Urbis seja contemplado pela ação. Tem interesse? Procure a SEDEC, na Praça da Câmara, com os documentos em mãos.

Texto: Diego Costa
Fotos: