Evento marca a comemoração do Dia do Livro Infantil em São Sebastião do Passé

O momento de interação e alegria reforçou a importância da leitura para as crianças

Sexta, 27 de Abril de 2018.

A turma do Sítio do Pica Pau Amarelo foram os personagens principais do evento realizado pela Prefeitura em comemoração ao Dia do Livro Infantil, na última quinta-feira (26/04), na Quadra Poliesportiva Mário Cruz. O evento contou com a presença do Prefeito Dr. Breno Konrad, Secretários, servidores municipais, professores e alunos das escolas do município.

A Secretaria de Educação e Cultura por meio do Departamento de Cultura e da Biblioteca Municipal fizeram uma homenagem ao dia do livro Infantil e a Monteiro Lobato com o Projeto “Livro Infantil, Viva Monteiro Lobato” e com base nele foi montada uma programação especial baseada nas obras do escritor para animar, alegrar e despertar o gosto pela leitura aos participantes da festa.

O Prefeito Dr. Breno falou da satisfação em participar da comemoração do dia do Livro. “É uma alegria muito grande participar junto com as crianças desse evento festivo, comemorativo do dia do livro, um momento bonito com apresentações e a leitura da biografia do grande escritor Monteiro Lobato, um dia marcante e importante para todos nós”.

Durante todo o dia as crianças puderam brincar, ler, pintar e assistir filme nos stands montados no espaço que proporcionaram a todos um momento de alegria e diversão. Para a Secretária de Educação e Cultura, Márcia Regina Leal, a leitura é muito importante e proporciona o progresso da sociedade. “O evento de hoje está no calendário letivo, e é importante para que a sociedade entenda que a leitura liberta, transforma e possibilita o progresso da humanidade, é uma ferramenta que nunca estará fora de moda. Uma sociedade que lê é uma sociedade que se promove e a gente não pode descuidar desse detalhe”, enfatizou a secretária.

Além dos stands houve a leitura da Biografia de Monteiro Lobato pelo Prefeito Dr. Breno, a leitura da Fábula “A cigarra e a Formiga”, por Maria Edir Moreira, Cleisson Santana apresentou a história cantada “Reforma da Natureza” e a apresentação do espetáculo “O faz de conta de Emília” pelas alunas de Teatro e Ballet da Casa da Cultura.

Foi bonito de se ver o encanto das crianças com as apresentações e todas as atividades que foram montadas para elas, como ressalta a professora da Escola Orlando Spínola, Cláudia Miranda. “Eu achei o evento muito bom, cultural aonde as crianças se divertem e ao mesmo tempo aprendem através dessa ludicidade a importância da leitura”. Já para a assistente da Educação Infantil da Escola Cecília Áurea, Luzenilde Gabriela, o evento só veio reforçar a importância da leitura. “Um evento muito importante que só veio reforçar o encanto das crianças pela literatura infantil”, declarou Luzenilde.

Texto: Nara Letícia
Fotos: Gilson Santana