Profissionais da Educação Infantil participam de formação do Programa PNAIC

O objetivo do encontro foi discutir sobre a alfabetização das crianças na Idade Certa

Sábado, 28 de Abril de 2018.

A Prefeitura realizou através da Secretaria de Educação e Cultura na última semana do dia 23 até o dia 27/04, no Colégio Municipal Dr. João Paim, a formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) por conta da adesão do município ao programa do Ministério da Educação (MEC). Participaram da formação professores e coordenadores pedagógicos da educação infantil e do ciclo de alfabetização.

Durante os dias do encontro, os participantes discutiram sobre o que estabelece a Meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE), que é a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”.

Para Leideane Silva, professora do grupo 04, da Escola Augusta Menezes, o encontro foi importante para reforçar o trabalho que eles já desenvolvem. “O encontro foi gratificante, pois é importante que os alunos sejam alfabetizados na Educação Infantil para que ele passe para as outras séries com uma base e sem dificuldades na leitura e na escrita. A formação do PNAIC veio para acrescentar algo a mais ao trabalho que nós professores já desenvolvemos”, declarou Leideane.

As formadoras do PNAIC no município são: Adriana Santana, Jacilda Barreto e Cleonice Garcez que abordaram as centralidades abaixo durante os dias de formação:

- Língua Portuguesa (Letramento literário e a formação do leitor);

- Ciências Humanas (Identidades e culturas no Ciclo de Alfabetização);

- Organização do Trabalho Pedagógico/Gestão (Devolutiva da atividade realizada à distância; O percurso do ser alfabetizador na perspectiva da educação popular); Orientações sobre o programa.

Segundo Érica Portela, professora da rede municipal de ensino e coordenadora do PNAIC local, o programa tem tido avanços. A meta agora é atingir o Índice Nacional do Ensino Básico (IDEB). “Estamos avançando, mas ainda é preciso buscar reverter o IDEB do município que ainda não alcançou a meta projetada. Através dos diagnósticos realizados estamos verificando que os alunos estão avançando e melhorando os níveis de leitura, escrita e matemática. A formação continuada é de extrema importância para o professor”, concluiu Érica.

Texto: Nara Letícia