Dia D de Combate a Influenza

Um dia dedicado a Vacinação contra a gripe em todas as Unidades de Saúde do município

Segunda, 14 de Maio de 2018.

Com o objetivo de imunizar o maior número de pessoas contra a Gripe, a Prefeitura realizou no último sábado (12/05), a vacinação em todas as Unidades de Saúde do município. A Equipe da Secretaria de Saúde montou um esquema especial para realizar a imunização em todas as pessoas que faziam parte do grupo prioritário.

Sebastiana Batista, Técnica de Enfermagem do Posto de Saúde Péricles Rodrigues falou da importância do Dia D para aquelas pessoas que não podem se dirigir ao posto durante a semana. “Nem todo mundo tem a disponibilidade de se vacinar durante a semana, e a partir do momento que se tem o índice enorme de contaminação pelo vírus é fundamental que a população esteja protegida, então é muito importante ter um dia para elas virem ao posto se vacinar”.

Os postos de saúde funcionaram no sábado das 08h ás 16h, e as pessoas que fazem parte do grupo prioritário compareceram as unidades de Saúde para se vacinar como Bárbara Novaes Vaz que é professora e durante a semana não tinha tempo para ir ao posto. “A vacina é uma defesa do nosso organismo, se você não se imuniza está propícia a qualquer doença, como as pessoas trabalham durante a semana e não tem como se vacinar, o dia D é importante para que essas pessoas possam ter acesso à vacina, pois a imunização é necessária e importantíssima”, declarou Bárbara. Já José Raimundo Vidal, que faz parte do grupo dos idosos falou sobre a importância de se conscientizar sobre a vacinação. “A epidemia está aí e precisamos fazer a nossa parte como cidadão, se conscientizar e vir tomar a vacina para se proteger e combater a gripe”, contou Vidal.

As pessoas que fazem parte dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde que têm direito à vacina são: idosos, crianças de seis meses a menores que 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há 45 dias), trabalhadores de saúde e estagiários, professores, pessoas portadores de doenças crônicas e funcionários do sistema prisional.

Segundo a enfermeira sanitarista e diretora da Vigilância em Saúde, Nadja Naira Silva Oliveira, a campanha vai até o final do mês de maio e as pessoas que fazem parte do grupo prioritário precisam se proteger contra a gripe. “A campanha vai até o final do mês e as pessoas que fazem parte dos grupos devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para se imunizar contra a o vírus da influenza, por que se imunizando a gente se protege para não chegar a um caso mais grave da doença”, finalizou Nadja.

Texto: Nara Letícia
Fotos:Gilson Santana