Campanha Faça Bonito! Proteja nossas Crianças e Adolescentes

Seminário discute o Combate a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

Quarta, 16 de Maio de 2018.

Chamar a atenção da sociedade sobre a responsabilidade de proteger as nossas crianças e adolescentes foi o principal objetivo do Seminário Faça Bonito realizado pela Prefeitura, na última segunda-feira (14/05), na Câmara de Vereadores. O prefeito Dr. Breno Konrad, a Promotora de Justiça Renata Tallarico, o secretário de Assistência Social Marcus Alcino, vereadores, profissionais do CREAS, dos CRAS, servidores municipais, alunos das escolas Lindaura Monteiro Câmara e João Paim e a sociedade civil estiveram presentes no evento.

A campanha tem como símbolo uma flor, acompanhada da frase “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”, lembrando do cuidado e da necessidade de defesa do direito de meninas e meninos crescer de forma saudável e protegida.  Segundo a coordenadora do CREAS Roberta Baumman, a intenção é mobilizar a sociedade para discutir um tema tão importante. “Hoje os índices de violência contra as crianças e os adolescentes são muito altos, não só aqui em São Sebastião, mas no Brasil inteiro. Esse seminário serve para que a sociedade se implique na responsabilidade de cuidar das nossas crianças e adolescentes para que a gente possa exterminar o máximo possível os casos de violação contra as crianças”, declarou Roberta.

Para o Prefeito Dr. Breno o seminário foi importante para que as pessoas se mobilizem e abracem a causa. “O seminário vem tratar de uma temática muito importante e precisamos alertar a sociedade sobre a responsabilidade com as nossas crianças e adolescentes, por que a causa é de todos nós”, concluiu o prefeito.

A composição da mesa de abertura foi feita pelo prefeito Dr. Breno, o secretário de Assistência Social Marcus Alcino, os vereadores Banha e Andrade, a coordenadora do CREAS Roberta Baumann, a diretora de Proteção Especial da Assistência Social Miriam Nascimento e a diretora da Atenção Básica Manuele Dantas, que realizaram uma breve saudação aos presentes e iniciaram o seminário.

“O nosso trabalho é anual, no momento da campanha que tem a culminância no dia 18 de maio, que é o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual realizamos atividades direcionadas para o tema, mas ao longo do ano a gente realiza um trabalho de conscientização nas escolas. Realizamos também palestras nos distritos, em locais onde possui o maior número de incidências de casos de violência. E hoje o seminário vem para convocar a sociedade para essa luta que é de todos nós”, disse o Secretário de Assistência Social Marcus Alcino.

Logo após a dissolução da mesa houve uma apresentação musical com as adolescentes Naila Ramos e Islane Santos, em seguida foi realizada a palestra com a promotora Renata Tallarico, que abordou a temática e alertou sobre as formas de combater a violência contra as crianças e adolescentes.

“Temos que conscientizar a população sebastianense da importância da denúncia, de se delatar os casos que  muitas vezes ocorrem dentro da nossa própria casa, na do nosso vizinho, na escola ou no meio de trabalho. É fundamental que a população se conscientize que ela tem um papel importante no rompimento desse ciclo vicioso de violência a que nossas crianças e adolescentes estão inseridos. Muitas vezes esse ciclo de violência não é rompido por causa do silêncio da vítima que tem medo de sofrer alguma punição, por isso, converse com seu filho, seu aluno, seu sobrinho e descubra o que está acontecendo”, finalizou a promotora.

CAMINHADA

O dia 18 de maio é um dia especial para que as pessoas possam aderir a campanha, por isso, será realizada uma caminhada de conscientização, saindo da praça da Praça da Prefeitura, às 08:30h, como o objetivo de mobilizar a todos sobre essa causa, que é de todos nós. Precisamos proteger as nossas crianças e adolescentes. Participe!

18 de Maio- Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual

A data foi escolhida por que em 18 de maio de 1973 em Vitória-ES, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apena 08 anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda prescreveu impune.

Disque 100. Denuncie!

Texto: Nara Letícia