O dia 18 de maio no município foi marcado pela caminhada Faça Bonito

O evento serviu para alertar sobre a importância de proteger nossas crianças e adolescentes

Sábado, 19 de Maio de 2018.

O dia 18 de maio ficou marcado como o dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes devido ao crime bárbaro que aconteceu em 18 de maio de 1973, em Vitória-ES, onde Araceli, uma menina de apenas 08 anos de idade foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média da cidade e o crime prescreveu impune.

A Prefeitura abraçou essa causa e para alertar a população sobre a importância de cuidar e proteger nossas crianças e adolescentes, foi realizada a caminhada Faça Bonito, na última sexta-feira (18/05), saindo da praça da Prefeitura e contou com a participação do secretário de Assistência Social, Marcus Alcino, do secretário de Esporte e Lazer, Márcio Argolo, da secretária de Educação e Cultura, Márcia Regina, do secretário de Saúde, José Reginaldo, do vereador José Carlos Teixeira, diretores, professores e alunos das escolas da rede municipal e a sociedade civil.

“É na verdade pensar nas vidas, na formação dessas crianças e, sobretudo no resgate dessas famílias que precisam de fato estar mais atentos, por que os jovens estão muito vulneráveis e precisamos alertar, por que o abuso na maioria das vezes acontece ao nosso redor ou dentro da própria família. É preciso se conscientizar e fortalecer para que essas coisas não aconteçam” disse Jaciara Souza, professora do Colégio Municipal Dr. João Paim.

A caminhada percorreu as principais avenidas da cidade chamando a atenção de todos para essa causa que é de todos nós, como falou Roberta Baumann, diretora do CREAS. “A intenção é fazer com que a população se conscientize da importância de cuidar de nossas crianças e adolescentes, através do caso Araceli, foi que houve essa mobilização. O mal está aí em toda parte, e nós enquanto pais precisamos ter esse olhar de cuidado, de atenção para que as nossas crianças não sejam violadas. A intenção é que não só hoje, dia 18 de maio, mas que todos os dias a gente tenha consciência da necessidade de cuidar das crianças e adolescentes para que está violência não aconteça”.

A nossa voz é uma arma, por isso, é fundamental que sejam denunciados os casos de violência. No município existe uma rede disponível para a denúncia, que é o Conselho Tutelar, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), além disso, também existe o Disque 100, onde a pessoa não precisa se identificar para denunciar. “Existe uma rede disponível no município para fazer a denúncia, então, é necessário que todos se conscientizem disso para que possamos combater essa violência", declarou Roberta.

“Queria agradecer a Deus em primeiro lugar, o apoio do prefeito Dr. Breno, da Secretária de Educação, Márcia Regina, juntamente com os diretores das escolas da rede municipal que contribuíram para a realização dessa caminhada de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, nesse dia 18 de maio, que é o dia nacional de conscientização, estamos aqui para dar um basta na violência sexual contra as crianças e adolescentes no nosso município”, finalizou Marcus Alcino, Secretário de Assistência Social.

Texto:Nara Letícia
Fotos:Gilson Santana