Produtores Rurais participam de curso de Doma Racional de Equinos e Muares

Mais um incentivo para a geração de renda para o homem do campo do município

Domingo, 20 de Maio de 2018.

Em mais uma ação de incentivo a geração de renda para os produtores rurais do município, foi realizado pela Prefeitura em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB-SENAR) e a Associação dos Produtores do Parque de Vaquejada, o curso de Capacitação em doma racional de equinos e muares, do dia 14 até o dia 18 de maio, no Parque de Vaquejada.

Para o Secretário de Agricultura e meio Ambiente, Marcelo Paranhos, o curso é mais uma ferramenta de geração de renda para os participantes da capacitação. “O objetivo é que as pessoas que estão participando do curso consigam dar continuidade ao que aprenderam para suas vidas profissionais, e com isso ter mais uma alternativa de fonte de renda, contribuindo para o desenvolvimento do município”, contou Marcelo.

O curso teve duração de 05 dias, com uma carga horária de 08h, totalizando 40h semanais. Contemplando 15 pessoas nessa primeira etapa, que aprenderam a domar, ou seja, amansar o cavalo através de técnicas ensinadas por Alex Santana de Oliveira, Zootecnista e instrutor do SENAR. Durante os dias de treinamento foram utilizados 07 cavalos que nunca foram montados para serem domados.

“Qualificar o homem do campo e mostrar como ele pode amansar o cavalo com técnicas que irão trazer para eles segurança, deixando o animal mais confiável e domável, para que qualquer pessoa possa montá-lo sem correr riscos de acidente é a finalidade da capacitação”, finalizou Alex Santana.

Texto: Nara Letícia