Evento de conscientização celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente

Ação foi realizada pela Prefeitura em parceria com a Concessionária VIABAHIA, IBAMA e UFBA

Quinta, 07 de Junho de 2018.

Nesta quarta-feira (06/06), a Prefeitura Municipal de São Sebastião do Passé, através da Secretaria de Educação e Cultura, a Concessionária VIABAHIA, o Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia (NOAP/UFBA) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) realizaram, em parceria, uma importante ação de conscientização para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho. A programação, que também contou com o apoio das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e de Esporte e Lazer, aconteceu na Quadra Mário Cruz, durante todo o dia, e reuniu exposição de stands, palestras, exibição de documentários, teatro de fantoches e atividades lúdicas.

No turno da manhã, alunos das escolas municipais Luiz Viana Filho, Teodoro Xavier de Souza e Ezequiel Portugal participaram da ação. À tarde, foi a vez dos estudantes do Dr. João Paim, Lindaura Monteiro Câmara e novas turmas do Luiz Viana Filho marcarem presença. “É muito importante participarmos de parcerias como esta, trazendo para essas crianças e jovens o conhecimento sobre animais peçonhentos, tratados sempre como vilões. Através de atividades educativas, despertamos outro olhar das crianças sobre esses animais e sua importância para a natureza”, explicou a professora da UFBA e coordenadora do Núcleo de Ofiologia da universidade, Drª. Rejane Maria Lira.

A bióloga da VIABAHIA, Emanuela Petersen, explicou como surgiu a parceria. “Nós executamos dois programas dentro da licença de operação emitida pelo Ibama: um de proteção à fauna e outro de educação ambiental. Em conjunto com a Prefeitura, trouxemos o Núcleo de Ofiologia para atender ao programa e como forma de comemorar essa data especial. Isso mostra a preocupação da Prefeitura e da Concessionária com o Meio Ambiente”, resumiu ela.

Representantes do IBAMA também marcaram presença na ação em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente. “Nós, do IBAMA, sempre incentivamos e nos engajamos em ações de conscientização da importância do Meio Ambiente, de preservação da fauna e conservação da biodiversidade. As crianças absorvem com muita facilidade todo conteúdo que é passado para elas, e quando tudo isso é passado para elas de forma simples e prática, como hoje, você desmitifica uma imagem negativa que os animais peçonhentos têm, e fazemos das crianças disseminadoras de informação e educadores dentro do seu ambiente familiar”, comentou a analista ambiental do IBAMA, Michele Borba.

O prefeito Dr. Breno Konrad também esteve presente no evento e destacou os benefícios da parceria para o município. “Estamos muito felizes em realizar esse evento para as nossas crianças mais uma vez. Celebrar a natureza é celebrar a vida, e fazer com que os nossos alunos entendam a importância de preservar o Meio Ambiente através do conhecimento é fundamental para o processo de aprendizado deles como estudantes e, acima de tudo, como cidadãos. Agradeço a todos os parceiros engajados nessa iniciativa tão importante”, completou o prefeito.

A Secretária de Educação e Cultura, Márcia Regina Leal, fez um balanço positivo da iniciativa. “O balanço é bastante positivo. Vimos que as escolas compareceram e nossos estudantes interagiram com a proposta diária que é a preservação do meio ambiente. Pessoas diversas também visitaram e vivenciaram essa belíssima aula de curiosidade científica do mundo animal. Esse tipo de atividade demonstra o quanto estamos empenhados em cumprir com nossas obrigações que é educar nossos estudantes para uma vida mais harmonizada com o meio ambiente”, concluiu.

Texto: Diego Costa
Fotos: Gilson Santana