Semana do Meio Ambiente é encerrada com ações em Maracangalha

Prefeitura realizou palestra e plantio de mudas com alunos da Escola Municipal Prof. Edgar Santos

Ações Especiais
Segunda, 11 de Junho de 2018.

A Prefeitura Municipal de São Sebastião do Passé, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA), realizou duas importantes ações com estudantes da Escola Municipal Prof. Edgar Santos, no distrito de Maracangalha, na última sexta-feira (08/06). Uma palestra de conscientização na Associação de Moradores e o plantio de cerca de 20 mudas de espécies como pau-paraíba, capororoca, sombreiro e aroeira encerraram o ciclo de atividades que foram promovidas durante a Semana do Meio Ambiente.

Representante da SEAMA, o biólogo Raul Silveira Neto explicou os objetivos da ação. “Estamos muito felizes com esse encerramento da Semana do Meio Ambiente. Nós percorremos alguns distritos e escolas, participamos também do evento promovido pela Secretaria de Educação, e hoje realizamos a palestra com o gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Joanes-Ipitanga e o plantio simbólico de quinze mudas com a presença dos professores e alunos. É sempre bom falarmos sobre o Meio Ambiente e perceber o alunado com essa consciência ambiental”, comentou.

Técnico do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e gestor da APA Joanes-Ipitanga, Geneci Braz, foi o palestrante em Maracangalha. “Essa ação é de fundamental importância, porque nós trouxemos elementos estruturantes para o conhecimento dos alunos em relação ao Meio Ambiente e aos problemas ambientais, principalmente relacionados à bacia do Rio Joanes, que é de suma importância para o abastecimento de Salvador e Região Metropolitana (RMS). É muito importante reforçar esses temas com os estudantes, a fim de que eles se apropriem do conhecimento e sejam desbravadores no processo de gestão ambiental participativa”, explicou Braz.

O professor de Ciências Paulo César Cardoso acompanhou a participação dos alunos durante toda ação. Ele destacou os benefícios da atividade para os adolescentes. “Eu acho a iniciativa da Prefeitura bastante positiva e proveitosa, porque faz com que os alunos entendam a importância da preservação do Meio Ambiente e criem maior consciência e atuem em benefício da comunidade onde eles moram”, avaliou o professor.

Os alunos festejaram a manhã de intenso conhecimento. “Eu gostei muito. Aprendi bastante sobre a natureza e que devemos preservar a água para que não falte. Vou falar para minha família para que eles aprendam o mesmo que aprendi hoje”, resumiu a aluna Alana de Aquino, de 11 anos.

Texto: Diego Costa