Prefeitura realiza capacitação para equipes do Programa Criança Feliz

O município aderiu ao Programa que tem como objetivo estimular o desenvolvimento infantil

Sexta, 15 de Junho de 2018.

A Prefeitura em parceria com o Governo do Estado através da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (SJDHDS), realizou curso de capacitação para as equipes do Programa Criança Feliz entre os dias 11 e 15 de junho, na Praça do PEC. Estiveram presentes na abertura do curso o Prefeito Dr. Breno Konrad, o secretário de Assistência Social, Marcus Alcino, a Instrutora multiplicadora da Primeira Infância da (SJDHDS), Neila Soledade, Assistentes Sociais do CRAS e CREAS do município e representantes do programa de outras cidades da Bahia.

O Município sediou a capacitação que teve a participação de equipes de mais 10 municípios, entre eles Catu, Dia d’ Ávila, Pojuca, Lamarão, entre outros. A capacitação tem um primeiro pilar que é orientar quanto à política de Assistência Social, ou seja, nivelar todos os conteúdos que através de módulo específico mostra como deve ser feito o trabalho nas visitas domiciliares através de atividades comunicativas e lúdicas que deverão ser desenvolvidas com as crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Programa Bolsa Família e de 0 a 06 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Para a Instrutora multiplicadora da Primeira Infância da (SJDHDS), Neila Soledade, a capacitação serve para preparar as equipes para as visitas. “A capacitação teve como objetivo preparar as equipes para ir a campo e identificar quais são as necessidades de cada criança específica e intervir a partir da necessidade de cada uma delas e de cada família”, contou Neila.

No início 150 famílias do município serão beneficiadas com o Programa que vem para fortalecer o futuro das crianças, para que elas possam crescer num ambiente seguro com a família. O secretário de Assistência Social, Marcus Alcino falou da felicidade em aderir ao Programa. “Fico muito feliz, pois é mais uma ação da Secretaria de Assistência social que vem para reforçar o cuidado com as nossas crianças”.

Na capacitação foram trabalhadas as questões relacionadas à primeira infância no SUAS que é a parcela da Assistência Social dentro de um contexto mais amplo voltado para as visitas domiciliares e a educação permanente dos profissionais que atuaram diretamente com essas famílias que serão 01 Supervisora e 03 visitadores, profissionais que estarão vinculadas ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Para a Supervisora do Programa no município Suely da Silva, o Criança Feliz vem para garantir a efetivação das políticas públicas voltadas para a primeira infância e que os resultados não serão imediatos, mas a longo prazo. “Esse não é um trabalho que vamos ter resultados imediatos, mas com certeza vamos ter compreensão da importância de trabalhar com esse público, através das visitas domiciliares que irão potencializar a efetivação das políticas públicas voltadas para as crianças de 0 a 6 anos e para as gestantes. O programa é um ganho a mais para as famílias beneficiadas”, declarou ela.

Sobre o Programa Criança Feliz

O Programa foi desenvolvido pelo Governo Federal e surge como uma importante ferramenta para que famílias com crianças entre zero e seis anos ofereçam a seus pequenos, ferramentas para promover seu desenvolvimento integral. Por meio de visitas domiciliares às famílias participantes do Programa Bolsa Família, as equipes do Criança Feliz farão o acompanhamento e darão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil. Para participar do programa, é preciso manter os dados no Cadastro Único atualizados, principalmente quando há grávidas e crianças de até três anos na família.

Objetivos do programa

• Promover o desenvolvimento infantil integral;

• Apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento da criança;

• Cuidar da criança em situação de vulnerabilidade até os seis anos de idade;

• Fortalecer o vínculo afetivo e o papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das  crianças;

• Estimular o desenvolvimento de atividades lúdicas;

• Facilitar o acesso das famílias atendidas às políticas e serviços públicos de que necessitem;

População beneficiária

• Gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família;

• Crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada e suas famílias;

• Crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista no artigo 101 da Lei nº 8.609, de 13 de julho de 1990, e suas famílias.

Texto: Nara Letícia, com informações de http://mds.gov.br/assuntos/crianca-feliz