Alegria, animação e muito forró marcam São João 2018 em São Sebastião do Passé

Nove atrações se apresentaram na Praça 12 de Outubro em três dias de festa

Ações Especiais
Segunda, 25 de Junho de 2018.

O São João 2018 em São Sebastião do Passé foi marcado por alegria em família, animação e muito forró. De 22 a 24 de junho (sexta a domingo), nove atrações se apresentaram nos festejos promovidos pela Prefeitura com apoio do Governo do Estado, Bahiatursa e parceiros para população e visitantes. A Praça 12 de Outubro, escolhida para receber o palco principal, ficou lotada. A festa gerou emprego e renda para vendedores ambulantes e garantiu o aquecimento do comércio local.

Quem abriu a festa junina na cidade na sexta-feira (22/06), foi o cantor Jorge Zarath, que colocou a população sebastianense para dançar com o Projeto “Sanfona do Hexa” no Pranchão. O músico falou sobre a alegria de tocar pela primeira vez em São Sebastião do Passé. “Foi um grande prazer para mim. Toquei em várias cidades da Bahia, a receptividade foi muito bacana em todos os lugares, e aqui não foi diferente. Tivemos a grande oportunidade de misturar diversos ritmos, música latina, baiana, mas também de contemplar o forró, o baião e o xote, respeitando o São João e colocando a galera para dançar. A primeira vez que você toca em um lugar, a expectativa é sempre grande por parte das pessoas. Tenho certeza que, assim como eu, todo mundo curtiu e dançou bastante”, disse Zarath.

A segunda noite foi bastante animada, com o início dos shows no palco principal. Quem abriu as apresentações foi a Banda Serra Norte, prata da casa, que trouxe no repertório grandes clássicos da música nordestina e fez todo mundo dançar ao som do forró pé de serra, baião, xote e xaxado. O sanfoneiro Jó Miranda, mais um talento sebastianense, fez uma grande participação no São João de São Sebastião e também colocou o povo para dançar com muito forró. A cantora Larissa Marques, cantando pela primeira vez na cidade, animou o público teen com canções que estão no gosto popular. Já era domingo quando a Banda Dois Amores encerrou a programação com o ritmo envolvente e o romantismo do arrocha. “Foi uma grande emoção estar aqui. Quero agradecer à Prefeitura e a esse público maravilhoso. Estou apaixonada e quero voltar mais vezes”, comentou Larissa Marques em entrevista.

Na última noite de festa, mais apresentações de forró para animar o público presente. A banda Xote Luar deu início às apresentações. O cantor Genard, o músico sebastianense Junior Sanfoneiro e o grupo Xote Nordestino fecharam com chave de ouro a programação da Prefeitura e o São João 2018 em São Sebastião do Passé. Genard Melo falou do sentimento de estar cantando mais um ano no município. “São João já é um sentimento, porque para quem é nordestino de verdade essa é a época mais esperada e a melhor do mundo, inclusive para mim, eu me preparo o ano todo para o São João e estou extremamente feliz de estar aqui hoje. A energia das pessoas foi muito boa. Quero agradecer à Prefeitura por mais essa oportunidade e até o ano que vem, com fé em Deus”, avaliou.

Feliz com o sucesso do São João 2018, o prefeito Dr. Breno Konrad agradeceu aos parceiros que ajudaram na realização da festa. “O nosso foco foi manter a tradição e criar um ambiente agradável para as famílias sebastianenses. Para que isso fosse possível contamos com o apoio fundamental do Governo da Bahia, Bahiatursa, Schin, SK Reciclagem, Caixa Econômica, Bradesco, DETRAN. Obrigado a todos pelos esforços para que o São João 2018 em São Sebastião do Passé fosse esse grande sucesso”, destacou o prefeito.

DECORAÇÃO

A decoração oficial preparada pela Prefeitura para o São João 2018 também fez muito sucesso com os sebastianenses e turistas. Além do palco principal na Praça 12 de Outubro e das tradicionais bandeirolas, a “Vila Esquenta Espicha”, projeto do Governo do Estado que contemplou São Sebastião do Passé e mais quatro cidades baianas com coreto e barracas com comidas e bebidas típicas, um Museu do Esporte, com fotos de edições anteriores da Copa do Mundo de Futebol, e a Igreja de Santo Antônio completaram o cenário junino. Os espaços foram muito procurados por pessoas de todas as idades para fotos.

OUTROS SERVIÇOS

Durante a festa, a Prefeitura ofereceu uma rede de serviços para garantir conforto e segurança aos sebastianenses e visitantes. Na segurança, efetivo da Polícia Militar e Bombeiros de prontidão em vários pontos da Praça 12 de Outubro. Além disso, revista com detector de metais também foi realizada nos pontos de entrada do circuito. Na parte da atenção à saúde, o Posto Péricles Rodrigues funcionou todos os dias e a ambulância do SAMU também esteve à disposição do público. Além disso, banheiros químicos foram espalhados no circuito da festa.

Texto: Diego Costa e Nara Letícia