Agentes de Trânsito do município participam de curso de Atualização

Educação para o Trânsito e Mobilidade Urbana foram uma dos temas abordados durante a ação

Sábado, 21 de Julho de 2018.

A educação para o trânsito é um instrumento importante para a formação do perfil do condutor, bem como a prevenção e redução de acidentes, com esse objetivo a Prefeitura realizou entre os dias 16 e 20 de julho, na Câmara de Vereadores, um curso de Atualização para os agentes de trânsito que contou com a participação da Secretária de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico, Sintia Ferreira, dos agentes de trânsito e toda a equipe técnica do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte-DMTT.

As palestras foram proferidas pelo Coordenador de Segurança e Educação para o Trânsito da Escola Pública de Trânsito (EPTran) do Detran-Ba, Carlos Moura, pelo gerente Técnico do DMTT, Paulo César, pela Professora Denise da Universidade Federal da Bahia (UFBA), pela Polícia Rodoviária Federal e Estadual, pela Psicopedagoga Meire Diane da (AME), entre outros que falaram sobre diversos temas como: Mobilidade Urbana, Educação para o Trânsito, Atualizações normativas pertinentes à área da fiscalização, correlação entre acidentes de trânsito , uso e ocupação do solo e a população, técnicas de abordagem, operação e fiscalização de trânsito em vias federais, resolução de conflitos, etc.

“O curso foi muito importante para nós agentes, agregamos muita informação, abriu a nossa mente que estava fechada com relação a algumas coisas. Agora é colocar em prática tudo que a gente aprendeu, o ganho foi muito positivo tanto para nós como para a população”, declarou o agente Edson Santana dos Santos. Com o intuito de facilitar o trabalho dos agentes no dia-a-dia, eles receberam dois manuais, um do Agente de Trânsito que contém uma tabela de enquadramento e codificação de multas contidas no DENATRAN e outro de normas e procedimentos de fiscalização do transporte público (táxi).

A capacitação proporcionou aos agentes a atualização em diversos assuntos relacionados ao trânsito para que eles possam desenvolver as atividades voltadas à mobilidade urbana do município da melhor forma. Para Sintia Ferreira, Secretária de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico, o curso teve um saldo positivo e conseguiu atingir o seu objetivo que era manter os agentes atualizados e capacitados. “O curso foi muito positivo, os agentes aumentaram a sua autoestima e saíram daqui satisfeitos com o que foi apresentado, foram dias de muito aprendizado. Tivemos aqui a presença da Polícia Rodoviária Federal e Estadual, da professora da UFBA que falou sobre mobilidade e eles participaram fazendo perguntas, foi muito bom. Os agentes agora estão capacitados para uma melhor atuação no dia-a-dia do trânsito da nossa cidade”, finalizou a Secretária.

Texto: Nara Letícia
Fotos:Gilson Santana