Prefeitura e Ministério Público realizam Audiência Pública sobre acessibilidade no município

Durante o evento foram discutidas ações para melhorar o acesso das pessoas nas vias públicas

Quarta, 25 de Julho de 2018.

A Prefeitura em parceria com o Ministério Público realizou na manhã da última terça-feira (24/07), na Câmara de Vereadores uma Audiência Pública para ouvir a população e definir o que será feito para melhorar a acessibilidade e a desobstrução das vias públicas no município.  Estiveram presentes no ato o prefeito Dr. Breno Konrad, secretários e autoridades municipais, representante do Ministério Público, sociedade civil organizada, comerciantes, Polícia Militar, representantes de associações e movimentos, servidores públicos e a população em geral que lotaram a plenária da Câmara.

A audiência teve como objetivo conscientizar a sociedade sobre a necessidade de adequar o nosso município a lei de acessibilidade e fazer com que todos percebam o que as pessoas que tem alguma deficiência ou dificuldade de locomoção enfrentam ao trafegar em órgãos públicos, privados, bem como os pedestres nas calçadas e vias da nossa cidade. “A via deve estar livre para os pedestres irem e virem, por que quando ela está ocupada o pedestre é obrigado a ir para a pista e isso é um risco para a vida. São Sebastião do Passé já não comporta mais as pessoas não terem por onde andar e passar. O que é que podemos fazer para melhorar? Esse é o objetivo de estarmos aqui ouvindo a população e fazendo com que eles entendam e contribuam para a busca de melhorias para a acessibilidade na nossa cidade”, contou o assistente técnico da Promotoria, Jean Xavier.

A mesa foi composta pelo Prefeito Dr. Breno Konrad, a Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico, Sintia Ferreira, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Paranhos, o vereador José Carlos Teixeira, o assistente técnico da Promotoria (representando a Promotora Dahiane Bucões Caldas), Jean Xavier, o presidente da Cooperativa dos Motoristas Autônomos de Passé, Jair Romualdo.

Logo após o uso da palavra foi feita a explanação dos temas em questão como o uso do solo, a desobstrução das vias, praças e passeios públicos e as mudanças no trânsito, pelos técnicos da Sedec, Geisa Oliveira e Marcos Aurélio e sobre a Central de Abastecimento por Taíse Marques da SEAMA.

“É muito importante esse momento, a iniciativa foi brilhante e plausível por que a comunidade sebastianense necessita dessa melhoria. Eu tenho carro e sei como é difícil trafegar, quando a gente deixa de ser motorista e passa a ser pedestre é que a gente começa a sentir na pele o que o pedestre passa. Então a Prefeitura e o Ministério público estão de parabéns, a sociedade civil organizada também que esteve aqui participando, contribuindo com esse momento que para nós é histórico e de fato eu acredito que vai para frente. Que Deus possa abençoar a todos que estão inseridos nesse projeto”, disse Tatiane Araújo, representante da Associação Nossa Senhora do Carmo. Jair Romualdo, presidente da COOMAP, também elogiou a iniciativa do evento. “Eu achei maravilhoso, é um avanço para a comunidade, acho que quem sai ganhando com isso é toda a população, hoje foi dado o primeiro passo. Estão todos de parabéns”.

Após a apresentação dos temas foi aberta a palavra para a população onde foram levantados os questionamentos e devidamente respondidos pelas autoridades competentes. “Acho que mais audiências públicas como essa têm que ser feita, a casa estava cheia, a sociedade civil como um todo, associações, empresários, vereadores, todos participaram colocando o seu ponto de vista. O pontapé inicial foi dado e a partir daqui vamos dar continuidade ao trabalho para melhorar a acessibilidade no nosso município conforme manda a lei”, finalizou o prefeito.

PRÓXIMA ETAPA

Após a Audiência foram escolhidas 04 pessoas que irão representar os feirantes e a central de abastecimento para participar junto com a Secretária de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico, Sintia Ferreira, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Paranhos e a Promotora Dhaiane Bucões, de uma reunião na promotoria nesta quinta-feira (26/07), para definir os prazos para a execução da primeira ação que é a desobstrução dos passeios e vias públicas.

Texto: Nara Letícia